O que fazer quando a saudade aperta?

Às vezes ela é saudável, mas em outros momentos angustiante. Veja como lidar com este sentimento

Imagem de capa - O que fazer quando a saudade aperta?

A saudade é algo geralmente relacionado ao romantismo, com uma variedade de poemas e músicas que a exaltam. Inclusive, no Brasil, o dia 30 de janeiro foi a data escolhida para celebrar este sentimento.

Às vezes, a saudade é algo normal e saudável: como por alguém amado que está distante por conta de uma viagem ou dos tempos e brincadeiras felizes da infância.

Mas em outros casos ela traz sofrimento e vêm unida com mágoas e ressentimentos. Por exemplo, um relacionamento que deixou marcas, um término traumático, a rejeição por alguém amado, uma fase de prosperidade, a perda inaceitável de um ente querido, entre outras situações.

Tudo isso faz com que a pessoa constantemente olhe para trás e continue revivendo os momentos ou sentimentos trágicos. O que a impede de focar no presente e construir um novo futuro.

Olhe para frente

Para parar o processo de dor quando os sentimentos negativos invadem o seu ser é preciso sair do campo emocional e ir para o racional. Acredite que é possível vencer essa dor.

De acordo com o Bispo Renato Cardoso, existem passos que você pode seguir para conseguir se curar do passado e não permitir que ele continue lhe impedindo de ter um novo futuro.

– Reconheça que você andava no caminho errado e queira, com todas as suas forças, mudar.

– Dê o primeiro passo, tome as atitudes/decisões necessárias: como pedir perdão, se perdoar, cortar contato com alguém que lhe faz mal, uma oração, jogar fora algo que te prende ao passado.

– Tire lições do que aconteceu, aprenda o que é preciso e o que não deve mais fazer.

– E finalmente: decida não lembrar mais do que aconteceu. Foque no presente, em mudanças positivas, não ande mais para trás.

“Você não precisa viver o hoje como uma continuação do seu ontem. Você não é escravo do seu passado. Quando tomar consciência disso, vai conseguir mudar”, completa o Bispo.

Bispo Renato também gravou um vídeo falando sobre as emoções e como deixar de ser uma pessoa emotiva. Confira, pois as dicas podem lhe ajudar a ser uma pessoa melhor:

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: Getty Images