O que fazer se descobrir uma traição?
Bispo Renato Cardoso dá 4 conselhos para superar este baque
A apresentadora e atriz britânica Denise Van Outen (ao lado), de 48 anos, se separou ano passado do empresário Eddie Boxshall. O motivo foi uma traição: ela encontrou mensagens com teor sexual para outras mulheres, em seu iPad.
O que aconteceu:
- O empresário admitiu a traição.
- Ela ainda tenta se curar deste trauma e começou a fazer terapia para superar o rompimento.
- “Não importa quem você é, de onde você é, o que você tem, dói tão fundo. Passava noites sentada no meu pátio, três, quatro horas da manhã, me sentindo esgotada, vazia e pensando: ‘Não sei como vou encarar a próxima semana’. Você se sente tão quebrada, é horrível. Eu não conseguia respirar, sentia como se alguém estivesse sentado no meu peito”, confessou durante conversa no podcast Happy Place.
O que fazer se descobrir uma traição?:
Renato Cardoso, co-autor do livro Casamento Blindado, dá 4 conselhos para orientar os que foram vítimas desse baque:
1- Não tome nenhuma decisão drástica logo após descobrir uma traição: suas emoções estão à flor da pele e podem fazer com que você tome atitudes das quais se arrependerá mais tarde.
2- Avalie racionalmente tudo o que aconteceu e decida se vai dar uma chance ao seu parceiro ou se vai se separar. Logo após se recuperar do choque emocional, pese bem a situação: quais as circunstâncias que contribuíram para a traição? O que pode ser aprendido? Além disso, busque um conselho imparcial de alguém que você respeite. Isso pode lhe ajudar a ver a situação de outros pontos de vista.
3- Decidiu recomeçar? Mãos à obra. Reconstruir a confiança é trabalho em dupla, seja você o culpado ou a vítima. Com toda a certeza, o culpado terá de agir diferente para provar que houve uma mudança. Seja transparente em tudo e não reclame.
Mas se você foi a vítima, pare de lembrar ao seu cônjuge o que deixou no passado e evite alimentar desconfianças. Não suponha nem tire conclusões precipitadas. Claro, se seu parceiro não mudar, você pode ter de avisá-lo que não haverá terceira chance, mas enquanto ele ou ela não prova o contrário, não fique retornando ao passado desnecessariamente.
4- Recomeçar a relação é opcional, mas perdoar é incondicional. Você precisa encontrar forças para perdoar, para que não fique refém do que aconteceu. Para isso, conte com a ajuda da fé. O próprio Senhor Jesus foi traído por um de Seus discípulos mais íntimos e pode dar ajuda, conforto e direção espiritual sobre o que fazer nesse momento difícil. “Aí onde você está, pode falar com Ele, abrir seu coração, chorar, pedir forças e orientação sobre o que fazer. Experimente e verá o resultado”, recomenda Renato.
Para aprender mais:
Além disso, participe das palestras da Terapia do Amor que acontecem toda quinta-feira, no Templo de Salomão. Os horários são 10h, 15h e 20h.
Você também pode ir à Universal mais próxima de sua casa. Encontre o endereço aqui.