O que podemos refletir a respeito do dia de “Ação de Graças”?

Há algo importante sobre esta data. Confira

Imagem de capa - O que podemos refletir a respeito do dia de “Ação de Graças”?

Hoje, 28 de novembro, é o dia de “Ação de Graças”. Trata-se de um feriado lembrado, sobretudo, nos Estados Unidos e no Canadá. O intuito original da data foi de agradecer a Deus pelas bênçãos recebidas ao longo do ano.

O contexto:

A data surgiu na região da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos, com os colonizadores cristãos que vieram da Europa. E ocorria ao término das colheitas das plantações anuais. Inicialmente, a “festa da colheita” era celebrada com ceias fartas que reuniam as famílias das vilas; e até os indígenas, que eram nativos, participavam.

O que notar:

  • É, realmente, algo muito inspirador observar uma data que é separada para agradecer a Deus e buscar a comunhão em família.
  • Nos tempos bíblicos, igualmente, o povo hebreu se lembrava do Altíssimo após as colheitas, por meio de eventos como a “Festa da Sega”, a “Festa das Semanas” e o “Dia das Primícias dos Frutos”. Datas como essas estão registradas no calendário judaico até hoje.
  • Mas, infelizmente, mesmo com a “Ação de Graças” na América do Norte, a tradição vem se perdendo entre as gerações atuais. O feriado, em geral, tem se tornado em um momento de “jantar em família” apenas.

“Eu não tenho o que eu gostaria”:

  • Talvez você esteja enfrentando problemas que estão lhe desanimando. Mas saiba que mesmo com as dificuldades da vida é necessário se alegrar em Deus – porque o perdão dEle nos alcançou – e não murmurar. Por meio da Bíblia, descobrimos que a murmuração não O agrada.
  • “Depois falou o Senhor a Moisés e a Arão dizendo: até quando sofrerei esta má congregação, que murmura contra Mim? Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel, com que murmuram contra Mim” (Números 14:26-27).
  • Os planos de Deus são sempre soberanos sobre a nossa vida. O rei Davi, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu: “os Teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no Teu Livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia” (Salmos 139:16). Em outras palavras, todos os nossos dias já eram conhecidos por Deus antes mesmo que viéssemos a este mundo.
  • Deus enxerga o quadro completo. E se estamos em obediência a Ele descobrimos que a vontade dEle é boa, perfeita e agradável (Romanos 12:2).
  • Assim, na “Oração do Pai-Nosso” nos lembramos: “O pão nosso de cada dia nos dá hoje” (Mateus 6:11). E isso é graça de Deus.

Pense a respeito:

Acompanhe, no vídeo abaixo, uma mensagem do Bispo Renato Cardoso sobre isso:

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock