O que significa ser batizado com o Espírito Santo?
Esse foi o tema da última reunião com os servos de 2024, em que foi explicado como esse privilégio se tornou realidade
Para cuidar de alguém é necessário que, antes, a pessoa cuide de si mesma. E, quando falamos da vida espiritual, isso é ainda mais importante. Por isso, todos os meses os CPOs, colaboradores e obreiros voluntários participam de uma reunião especial que tem o objetivo de exortar, ensinar e cuidar daqueles que se dispuseram a servir a Deus e a ser um instrumento em Suas mãos para cuidar das pessoas que chegam à Universal necessitando de auxílio.
O último encontro nacional de 2024 foi conduzido pelo Bispo Adilson Silva, (foto abaixo) responsável pelo cuidado espiritual dos obreiros, no Templo de Salomão, em São Paulo, com transmissão simultânea para todo o Brasil. No início do encontro, o Bispo questionou sobre o batismo com o Espírito Santo e levou os servos a refletirem sobre o que significa ser batizado com o Espírito Santo.
O domínio do mundo
Em Lucas 4.5-6 lemos que “o diabo, levando-O a um alto monte, mostrou-Lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo.
E disse-Lhe o diabo: dar-Te-ei a Ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero”. Ali o diabo revelou em alto e bom som que possuía o domínio do mundo e que esse domínio não foi tomado por ele, mas lhe foi entregue. Como isso aconteceu?
O Bispo lembrou aos servos que no início de tudo, lá no Jardim do Éden, Adão recebeu o domínio de toda a criação (Gênesis 1.28-31) e que Deus, o ser humano e toda a criação viviam em perfeita harmonia. No entanto Adão e Eva trocaram a autoridade que tinham pelo fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal e entregaram esse domínio ao diabo. Desde então, “o mundo jaz do maligno” (João 5.19).
Daquele momento em diante, Deus tem tentado restabelecer a perfeita harmonia que outrora existiu. Por isso, ao longo da Bíblia, acompanhamos Deus escolhendo homens notáveis nas gerações em que viveram, a exemplo de Noé, que recebeu a missão de “reiniciar” a Humanidade depois do dilúvio, e Abraão, escolhido para ser o pai de uma grande nação. “Toda a Humanidade estava perdida, porque, de Adão até Jesus, a Bíblia diz que todos pecaram e o salário do pecado era a morte.
Então, ninguém poderia ser salvo por obras, a menos que alguém cumprisse a Lei que era não pecar. (…). Toda a Humanidade pecou. A Bíblia não diz, mas imagine você: o que Deus poderia oferecer ao diabo em troca de ter de volta o que Adão entregou, que foi o domínio sobre a Humanidade? O que Deus poderia oferecer? E outra: o diabo aceitaria? Ele já tinha os reinos do mundo. (…). Mas você sabe que a Bíblia fala muito de sermos comprados. Nós fomos comprados por um bom preço, por um alto preço”, destacou.
Inestimável valor
Deus escolheu ir para o tudo ou nada. Ele precisava ter um plano à prova de falhas. Por isso o Verbo se fez carne. Esse foi um plano desenvolvido desde a escolha de Abraão e anunciado pelos profetas por muitas gerações, como lembrou o Bispo Adilson. “Ele viria para poder pagar o preço e tomar de volta o que Adão perdeu. Como está escrito ‘se por um entrou o pecado, o outro tirou o pecado do mundo’. Olha só o que Jesus fez por mim, por você, por nós. Olha só o preço, por quanto foi vendida a autoridade e por quanto ela foi readquirida. Ela foi vendida pelo valor de um fruto e ela foi tomada de volta pelo sacrifício perfeito de Jesus”, disse.
Depois de viver sem pecado no mundo e ser o perfeito sacrifício, Jesus ainda venceu a morte e ressuscitou. Mas, antes de ascender aos Céus, Ele pediu para que os discípulos permanecessem em Jerusalém até que a promessa se cumprisse.
Qual promessa? O batismo com o Espírito Santo. “Quando a pessoa é batizada com o Espírito Santo, recebe a mesma autoridade que foi dada a Adão, a mesma autoridade que foi dada a Abraão, pois Jesus a resgatou e dá para quem sacrifica a vida a Ele. Essa é a maior dádiva. Ser possuído pelo Espírito Santo é ter a autoridade do Próprio Deus. (…). Ter o Espírito de Deus dentro de você é ter Deus encarnado em você. Você é o verbo encarnado. Se você tem o Espírito Santo, você abre a boca e Deus faz acontecer. É claro que quem tem o Espírito Santo não vai usar esse poder para a própria glória nem para projetos pessoais, Deus derrama o Espírito Santo para que venhamos a trabalhar em função da glória dEle”, ensinou.
Quem tem o Espírito Santo tem consciência dessa autoridade recuperada por Jesus e dada aos Seus escolhidos. Quando há essa consciência ninguém O troca, ninguém O negocia por nada, tampouco por prazeres momentâneos ou pelas coisas vãs que o diabo oferece.