O que você ainda não entendeu
Se você recebe queixas constantes de que compreende tudo errado, especialmente por parte de pessoas próximas, talvez seja hora de se avaliar
A Ciência comprovou o que muitas mulheres já desconfiavam: os homens ouvem somente o que interessa a eles. As mulheres também agem assim, a diferença é que os homens acionam esse mecanismo 49 vezes a mais por ano do que elas. Essa é a conclusão do estudo feito pela Scrivens Opticians & Hearing Care, uma rede de 170 clínicas auditivas e oftalmológicas inglesas.
Não é à toa que uma das queixas femininas mais constantes é a de que nós não entendemos o que elas falam. E é preciso admitir que é difícil mesmo entender quando algumas palavras não foram ouvidas. Vale, porém, salientar que pode existir outro problema que não seja apenas a seletividade auditiva para explicar essa atitude de não conseguir entender, ou pior, entender tudo errado.
Será que você entendeu mesmo?
Se uma ou várias pessoas dizem que você entende tudo errado, talvez seja hora de considerar que elas podem estar certas. Essa tendência de interpretar negativamente falas importantes pode afetar diversas áreas da vida. No trabalho, uma avaliação ruim é vista como rejeição, em vez de uma oportunidade de melhoria. Entre familiares e amigos, comentários inocentes são levados para o lado pessoal e geram conflitos. Na vida amorosa, acusações infundadas também surgem de interpretações erradas.
Quando alegam que você entendeu errado, você se sente incompreendido e se julga o mocinho em um filme onde todos são vilões conspirando contra. Em vez de se vitimizar, seria mais inteligente entender o que está por trás da sua visão distorcida.
Lentes sujas
Essa percepção errada pode ser decorrente de não ter lidado adequadamente com o erro de alguém no passado e ainda hoje estar ressentido e se sentir injustiçado. Isso transforma todos em vilões, inclusive Deus por ter “permitido” que aquilo acontecesse. Esse homem se torna um poço de sentimentos negativos, especialmente de raiva, muitas vezes injusta, até de pessoas que nem conhece, julgando-as por um olhar ou uma palavra. Um exemplo é Caim, que matou Abel por achar que o problema estava no irmão que fez uma oferta melhor a Deus (Gênesis 4.1-16).
Vendo com os olhos de Deus
A solução é olhar o mundo como Deus olharia, o que pode nos ajudar a compreender tudo e todos corretamente, inclusive a nós mesmos. Reconhecer o erro e a amargura é essencial para deixar de ser vítima e parar de se martirizar. Buscar sinceramente em Deus essa mudança vai curar seu coração e refletir positivamente em todos os seus relacionamentos, além de torná-lo uma pessoa mais leve e agradável de conviver. Experimente.
Intellimen
Quer ser um homem melhor? Acesse o site intellimen.com ou, no Instagram, @intellimen e saiba mais informações sobre as palestras.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!