O sucesso das produções bíblicas
Novelas e séries da Record TV baseadas na Palavra de Deus têm grande aceitação do público
O povo brasileiro tem o hábito de acompanhar telenovelas e séries. E é por meio delas que, desde 2010, a Record TV tem divulgado mensagens de Fé que são inspiradas pela Palavra de Deus.
Os enredos têm como base as histórias registradas na Bíblia, que recebem pinceladas de ficção para favorecer a compreensão dos telespectadores e gerar neles o interesse de conhecer e meditar nos registros bíblicos.
A emissora estreou esse tipo de trabalho com a minissérie A História de Ester, em março de 2010. A produção, que contou com um elenco de 24 pessoas, foi um grande sucesso e obteve na estreia uma audiência média de 12 pontos com pico de 14 pontos (cada ponto corresponde a mais de 254 mil domicílios e cerca de 694 mil pessoas).
Em seguida, foram exibidas as séries Sansão e Dalila, Rei Davi, Milagres de Jesus, José do Egito, Lia e Jezabel.
Todas essas produções foram bem-aceitas pelo público. José do Egito, por exemplo, contou a história bíblica de José, um rapaz que foi vendido como escravo pelos irmãos e que depois se tornou governador do Egito. Foram investidos mais de R$ 60 milhões nessa produção e parte das cenas foi gravada no Deserto do Atacama, no Chile, além de Egito e Israel.
A trama exibida em 38 capítulos também foi transmitida no exterior pela Record Cabo Verde, Mundo Fox (Estados Unidos), Mundo Fox (Porto Rico), Record Japão, Record Moçambique e Record Europa.
Grandes produções
Por causa da repercussão positiva e da aceitação, a Record TV também desenvolveu grandes novelas com efeitos especiais, como Os Dez Mandamentos, que contou a história do povo hebreu que se libertou da escravidão no Egito por intermédio de Moisés. Ela foi narrada em 130 capítulos e teve a participação de mais de 80 atores.
Essa adaptação de quatro livros que compõem a Bíblia – Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio – estreou em março de 2015 e atingiu pico de 25 pontos de audiência, mas chegou a 28 pontos na exibição da cena da abertura do Mar Vermelho. As cenas foram gravadas nos estúdios RecNov em Vargem Grande, no Rio de Janeiro, em Guarapuava, no Paraná, e no Deserto do Atacama, no Chile.
A trama recebeu três indicações na premiação Seoul International Drama Awards de 2016 nas categorias de melhor novela, melhor diretor e melhor escritor. Além disso, foi indicada ao Shorty Awards, o maior prêmio mundial de redes sociais na categoria televisão.
O sucesso de Os Dez Mandamentos não foi grandioso só na televisão, mas também nos cinemas. Em 2016, Os Dez Mandamentos – O filme vendeu mais de 11 milhões de ingressos no País.
Além de oferecem entretenimento, essas novelas levam aos lares também muitos ensinamentos. Para a corretora de seguros Clarice Bochini, de 50 anos, as mensagens de Os Dez Mandamentos estão presentes em sua vida desde que a assistiu até hoje. Ela explica que a novela a ajudou a exercitar mais a Fé e a confiar nas promessas de Deus. “As novelas bíblicas são importantíssimas para entender melhor a mensagem de Deus. Com elas aprendi a ser uma pessoa melhor e a praticar mais a Fé e a confiança em Jesus, já que estava passando por um momento difícil na minha vida”, relata.
Os personagens Joquebede (Denise Del Vecchio) e Anrão (Paulo Gorgulho) lhe trouxeram lições valiosas: “a Fé deles transformou minha vida e meus pensamentos, pois via a confiança que tinham em Deus. Joquebede foi um exemplo de como ser uma mulher de Deus, mãe, amiga e esposa”, conclui.
O sucesso continua
As produções não pararam e A Terra Prometida continuou com a história do povo hebreu, em 2016. Os telespectadores acompanharam também O Rico e Lázaro, Apocalipse e Jesus, sucessos que impactaram a vida de muitas pessoas.
Se você deseja acompanhar novamente todas essas produções, acesse-as na íntegra pelo PlayPlus.com.