O uso indiscriminado de psicoestimulantes pode levar a quadros de depressão e dependência
No mundo corporativo, por exemplo, indivíduos têm usado remédios indicados para TDAH com o intuito de melhorar o desempenho mental
A oferta de medicações atualmente atende diversos tipos de condições que vão além do cuidado e tratamento da saúde do corpo. Há remédios para dormir, para dar ânimo, para se concentrar, para relaxar.
E entre inúmeras opções estão aquelas substâncias que podem causar consequências perigosas quando usadas indiscriminadamente, sem orientação médica e para usos adversos aos pré-indicados.
No mundo corporativo, por exemplo, sem se dar conta dos riscos, indivíduos têm usado remédios indicados para TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) com o intuito de melhorar o desempenho mental.
Saiba mais sobre este assunto:
O psiquiatra Luiz Scocca, em entrevista à Record News, observou que a utilização de psicoestimulantes, quando não recomendada por um médico, pode levar a quadros de depressão, dependência química e problema cardiovascular.
Essas medicações ganharam fama de aumentar o foco e a disposição, para trabalhar e também para estudar, uma vez que agem no sistema nervoso central.
Algumas pessoas usam porque são mais competitivas, outras porque se sentem incapazes. E, por sua vez, acabam associando sucesso e bem-estar ao uso dessas substâncias, o que ainda pode causar dependência psicológica.
Tudo começa na sua mente:
Muitas vezes, insatisfeitas e tentando alcançar soluções mágicas para seus problemas ou performances acima da média, seja na vida pessoal ou profissional, as pessoas buscam alternativas em coisas materiais, relacionamentos, remédios. No entanto, de fato, uma verdadeira transformação de vida começa pela mente, assim como já explicou o Bispo Renato Cardoso, em texto publicado em seu blog.
- “É um fato facilmente observável que antes de um corpo ser transformado de ‘não saudável’ para ‘saudável’, primeiro, a mente daquele corpo tem que ser transformada (…) se o poder de transformação da minha vida está na minha mente, o que eu tenho de fazer? Qual deve ser a minha estratégia? É encher a minha mente com a Palavra dAquele que a criou. Quem criou a mente é superior a ela. Então, a inteligência nos diz: ‘o que mais Ele tem para nos ensinar? Qual é o manual da nossa mente?’ O manual é a Sua Palavra”, escreveu.
“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2
- “Talvez, você não se submeta à Palavra de Deus, mas se submeta às palavras da bula do remédio, do governante, das redes sociais e todas outras palavras que entram na sua cabeça. Aquilo mexe com o seu dia. Você se escraviza pelas palavras deste mundo e resiste à Palavra, que é boa. Deus nunca vai te mandar fazer uma coisa que vai te fazer mal (…) a Palavra nunca dará efeitos colaterais em você, porque ela é boa, perfeita e agradável. E se a sua mente se transformar pela Palavra, o restante da sua vida também será transformado”, concluiu.
Para a sua edificação espiritual:
Você gostaria de receber mais orientações como esta sobre diversos assuntos e aspectos da sua vida? Acompanhe, diariamente, no universal.org mais textos como este, para a sua edificação espiritual.
Participe também de um encontro de fé na Universal. Em São Paulo, você pode ir ao Templo de Salomão, localizado na Avenida Celso Garcia, 605, Brás. Ou em uma Universal perto de você. Clique aqui e saiba onde.