O verdadeiro valor de um título

Entenda a importância de praticar a responsabilidade que está associada a cargos e posições de destaque

Imagem de capa - O verdadeiro valor de um título

Muitas mulheres almejam títulos e posições de destaque, pois acreditam que eles lhes proporcionarão poder e prestígio. Muitas vezes, porém, esquecem-se das responsabilidades que decorrem deles. Em um dos episódios da Meditação da Palavra, apresentado por Cristiane Cardoso no Univer Vídeo, o tema foi abordado com clareza. “Quando uma serva de Deus recebe uma responsabilidade, ela sabe que mais será cobrado dela e mais humilde ela deve ser. No entanto, quando uma pessoa orgulhosa recebe um título, a responsabilidade dada a essa pessoa será um problema, porque ela não saberá usá-la para honrar a Deus”, alertou Cristiane.

O episódio nos leva a refletir sobre a postura e as atitudes que devemos ter ao ocupar um cargo de liderança, seja na família, seja no trabalho ou na igreja. Muitas esquecem que com grandes títulos vêm grandes responsabilidades. Jesus, por exemplo, não tinha um título formal, mas ensinava com autoridade. Quando questionado por escribas e sacerdotes que se incomodavam com sua influência, Jesus não se justificava. Ele sabia quem era e para que veio e não precisava descer ao nível de quem o criticava.

A responsabilidade por ter um título não deve ser motivo de orgulho, mas de serviço. Cristiane ressaltou que muitas obreiras, ao receberem o uniforme, se apegam ao status que ele traz. “Elas pensam: ‘se tirarem esse uniforme de mim eu não terei mais o respeito e as pessoas não pedirão mais minha orientação’”, exemplificou. Entretanto o verdadeiro valor de um título está em compreender a responsabilidade que ele implica e não em usar o poder para mandar nos outros.

A Bíblia nos dá diversos exemplos de humildade e serviço. Jesus, mesmo sendo Filho de Deus, lavou os pés dos Seus discípulos, demonstrando que a verdadeira liderança está em servir. “O título é para você entender a sua responsabilidade. Não significa que agora você pode mandar em outras pessoas, mas um título significa que você tem uma responsabilidade diferente”, afirmou Cristiane.

Ela enfatizou ainda que, à medida que nossas responsabilidades aumentam, devemos nos tornar mais humildes e mais servas. “Conforme você tem mais responsabilidades, você fica menor, mais humilde, quer chamar menos atenção e se torna mais serva. Você diminui seu eu e ganha mais de Deus para si”, disse.

Devemos nos perguntar: agimos de acordo com a posição que ocupamos? Buscamos o poder pelo poder ou entendemos a responsabilidade e o serviço que ele exige? Cristiane reforçou a importância de agir com humildade e compromisso, honrando a Deus em tudo o que fazemos. Afinal, a quem muito é dado, muito será cobrado.

Godllywood

Para saber mais, siga o perfil @godllywoodoficial no Instagram, acesse o site godllywood.com e acompanhe as transmissões on-line.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: EternalCreative/GettyImages