Obreiros: Acompanhe a última parte do estudo sobre o Espelho de Deus
Se você quer refletir a glória de Deus neste mundo precisa fazer o que Manassés fez. Entenda
Na terceira e última reunião do estudo sobre o Espelho de Deus, realizada no último sábado (20), o Bispo Júlio Freitas citou o exemplo de Manassés, rei de Judá, para alertar sobre o que acontece quando a pessoa ignora o Espelho de Deus, que é a Sua Palavra.
Ele explica que Manassés era uma criança de 12 anos, quando começou a reinar e como se não bastasse, ele não tinha referência de pais espirituais, tementes a Deus. Ao contrário, seus pais eram péssimos exemplos no que diz respeito à fé e ao temor a Deus.
O perigo das más referências
Então, quando Manassés assumiu o reinado de Judá, estava rodeado de pessoas carnais, que estavam tão mal espiritualmente quanto os seus pais e estas pessoas foram usadas pelo mal para fazê-lo ignorar a Palavra de Deus e induzi-lo a praticar coisas abomináveis aos olhos de Deus.
Ele chegou ao extremo de remover da casa de Deus a Arca, colocar ídolos no Templo, praticar feitiçaria, orgias… Ele fez coisas abomináveis que a nossa mente não é nem capaz de conceber. A ponto de sacrificar filhos aos demônios (Baal), conforme é relatado no capítulo 33, do livro de 2Crônicas (leia).
“Tudo para ofender e entristecer a Deus. E Deus, ainda assim, não deixou de crer que ele poderia se arrepender e se voltar para Ele e ser salvo. Por isso, Deus permitiu que ele colhesse as consequências dos seus erros”, destacou o Bispo Júlio.
Reconheça a sua insignificância diante de Deus
Contudo, houve um momento quando estava jogado dentro de um calabouço frio, acorrentado como um animal, Manassés parou de se fazer inimigo do espelho de Deus, que é a sua Palavra, reconheceu a sua insignificância diante de Deus, se humilhou e clamou pela Sua misericórdia.
E ele, angustiado, orou deveras ao Senhor seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais; E fez-lhe oração, e Deus se aplacou para com ele, e ouviu a sua súplica, e tornou a trazê-lo a Jerusalém, ao seu reino. Então conheceu Manassés que o Senhor era Deus. 2 Crônicas 33:12,13
Dirigindo-se aos afastados, o Bispo Júlio continuou:
“Talvez você tenha cometido coisas terríveis, pecados grotescos, a exemplo de Manassés. Mas Deus tem esperado por você. Não espere ser levado preso e humilhado com um anzol no nariz como aconteceu com Manassés, quando foi levado como escravo para Babilônia e jogado num calabouço frio, tratado como animal e esquecido de todos, mas não de Deus. Eu não sei qual é o anzol que está no seu nariz. Há muitos anzóis hoje, muitas correntes amarrando pessoas que, um dia, serviram a Deus no Altar. Você pode ser ex de muitas coisas, mas não tem como ser ex-filho”, observou.
O seu lugar é aqui
Talvez, você já esteja há anos e até décadas longe do Altar, mas você sabe que o seu lugar é aqui. “Quando você olha no espelho da Palavra de Deus, você sabe que não é feliz. Pode ter fama, saúde, homens, mulheres, bens, posição, título, mas, não é feliz. Reaja! Porque você ainda não morreu e Jesus ainda não voltou. Mas se você ignorar essas palavras, as consequências serão inevitáveis, a exemplo do que aconteceu com Manassés”, alerta o Bispo.
Ele explica que quando nos humilhamos, nos nivelamos ao nosso real estado, que é pó. Pois, fomos feitos do pó, não somos nada diante do Altíssimo. Quando Manassés entendeu isso, ele clamou pela misericórdia de Deus, se humilhou e Deus, então, o respondeu, o restaurou, o perdoou e o fez voltar para Jerusalém e para o seu reino. E é exatamente isso que Deus quer fazer com você.
Só depende de você!
“Ele quer que você reflita a Sua glória. Então, pare de olhar para esses espelhos que lhe rodeiam. Lance para fora da sua vida tudo o que não presta, você sabe o que está desagradando a Deus. O que você prefere: continuar agradando a todos e ser levado como um animal de carga, humilhado, derrotado ou agradar a Deus e ser livre e honrado pelo Senhor? Só depende de você!”, finaliza o Bispo.