Os 30 anos da Universal no Reino Unido
Em Londres, o marco foi celebrado com uma programação especial
Há 30 anos, a Universal abria sua primeira porta no bairro de Brixton, no sul de Londres, em um espaço para cerca de 100 pessoas. Modesta, essa porta se tornou o escape espiritual de muita gente: dos cansados, dos aflitos e dos que estavam com pouca esperança ou nenhuma Fé. Logo, surgiu a oportunidade de adquirir a Brixton Academy e, apesar de algumas complicações, um novo endereço foi encontrado onde antes funcionava o Teatro Rainbow, que estava em estado de destruição. Reformado, hoje o lugar abriga a sede nacional conhecida como a Catedral dos Milagres. De lá para cá, a essência Universal é a mesma.
Para celebrar a trajetória firmada ao longo de três décadas, foram realizadas reuniões especiais entre os dias 6 e 14 de fevereiro. Inspirada em 1 Samuel 7.12, que diz “Até aqui nos ajudou o Senhor”, a comemoração contou com encontros com o Bispo Edir Macedo, que esteve no local em visita missionária, e também participaram os Bispos Renato Cardoso, Júlio Freitas e Celso Júnior, que já estiveram à frente do trabalho evangelístico local, e o Bispo James Marques, responsável pelo cuidado espiritual atual. As reuniões puderam ser acompanhadas pelo Univer Vídeo com tradução simultânea.
Pessoas vindas de diversas localidades celebraram a Fé, a perseverança e as bênçãos conquistadas ao longo das décadas. Dentre elas, estava a gerente sênior de operações Gemma Passley, de 39 anos. À Folha Universal, Gemma relembrou sua chegada à Universal no antigo Teatro Rainbow, em Finsbury Park, há 25 anos. “Meu pai biológico cometeu suicídio quando eu era bebê e, durante o ato, destruiu as nossas roupas, nossas coisas. Tivemos que mudar para um abrigo para mulheres: minha mãe tinha 25 anos e foi mãe solteira de três filhas pequenas”, disse. Crescer sem o pai a afetou, como relata: “Tentei matar minha irmã pelo menos três vezes. Também desejei me matar”.
Gemma conviveu com problemas intensos. “Aconteciam discussões entre minha mãe e minha avó e elas não se falaram por anos. Minha avó começou a frequentar a Universal, em 1998, e convidou minha irmã para ir com ela. Minha irmã convidou minha mãe, que levou a mim e a minha irmã para um evento chamado Lifted, em 2000. Começamos a frequentar regularmente”, detalhou. Desde então, tudo se fez novo. “Minha família está completamente unida e na Presença de Deus. Deus me abençoou com um homem maravilhoso, com quem sou casada há dez anos. Por dentro e por fora, sou outra pessoa.” Para ela, celebrar o 30º aniversário da Universal em Londres tem um gostinho especial e ela conta por que: “Assim como o prédio passou por uma grande restauração, minha vida e a de tantos outros também passou”, garantiu.
Dias especiais
No dia 5 de fevereiro, ocorreu uma prévia das comemorações com a Quarta-Feira do Relógio do Juízo Final. Conduzida pelo Bispo Renato, que deu início ao trabalho da Universal em Londres em 1995, o encontro destacou a importância da perseverança. “Nesses 30 anos, muitos deixaram a Igreja, mas muitos ainda estão aqui. Eu vejo alguns rostos familiares e isso enche meu coração de alegria. Não é ver as construções físicas que a Igreja conquistou, mas ver pessoas que começaram lá atrás e continuam perseverando. O que importa nessa vida não são as conquistas terrenas, mas, sim, perseverarmos e passarmos a eternidade com Deus”, disse.
No dia 6 de fevereiro, o Bispo Renato também conduziu A Noite dos Discípulos, que deu início à série especial de eventos em celebração ao aniversário de 30 anos da Igreja Universal no Reino Unido. Durante a reunião, ele observou que os anos que a Igreja está completando coincidem com a idade do Senhor Jesus quando começou Sua Obra: “Ele iniciou seu ministério quando tinha 30 anos. Isso significa que nós estamos apenas começando aqui no Reino Unido”. Já no dia 7 de fevereiro, a celebração prosseguiu com a Noite da Libertação, realizada pelo Bispo Júlio Freitas e, no sábado, dia 8, aconteceu O Retorno da Escola do Amor, com o Bispo Renato e sua esposa, Cristiane.
Na manhã de domingo, dia 9, o Bispo Macedo conduziu a Reunião das Nações, que uniu 2,8 mil pessoas de 85 diferentes nações no mesmo espírito de união e Fé. Ao lembrar a promessa que diz que onde estiverem duas ou mais pessoas, Deus se faz presente (Mateus 18.20), o Bispo citou que a transformação de vida acontece pela Fé. “O meu Senhor veio para aqueles que estão perdidos, desesperados, doentes e oprimidos”, disse. À noite, o Bispo Macedo realizou um novo encontro com os brasileiros.
Dando sequência às comemorações, no dia 10, o Bispo Celso Júnior realizou A Noite dos Grandes Sonhos; no dia seguinte, dia 11, aconteceu a Noite das Mulheres com a escritora Fernanda Bezerra, que dividiu lições sobre Mateus 6. Na quarta-feira, dia 12, A Noite da Salvação foi conduzida pelos Bispos Celso Júnior e James Marques. A celebração chegou ao fim na sexta, dia 14, com a Vigília VYG Próxima Geração, realizada pelo Bispo Celso Júnior.
Trajetória de Fé
A primeira Universal aberta no país se mudou e hoje está há alguns metros do local inicial, em Brixton, em um espaço com capacidade para 230 pessoas. Atualmente, a Universal conta com 38 Igrejas e oito trabalhos especiais. O país conta com um bispo, 57 pastores e suas respectivas esposas, 24 pastores auxiliares e cerca de 700 obreiros.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!