Os 4 fundamentos do homem de sucesso

Saiba quais são e confira se há algum faltando em sua vida

Imagem de capa - Os 4 fundamentos do homem de sucesso

Imagine uma cadeira bem ajustada a partir de suas quatro pernas fortes. Se uma delas for retirada, o móvel perde o seu equilíbrio base e também sua serventia. A partir dessa analogia, a mensagem do “Encontrão dos Homens”, do último sábado de agosto (31), trouxe a necessidade dos quatro fundamentos para dar ao homem o equilíbrio tão necessário para a base do sucesso que tanto almeja. A seguir, o Bispo Renato Cardoso destaca com maestria quais são esses fundamentos indispensáveis que, se compreendidos e absorvidos, dará ao homem um grande diferencial em sua jornada. Confira:

Os 4 fundamentos do homem de sucesso1) Ofício

“Ofício” é diferente de “trabalho”, apontou o Bispo. “Ter um ofício é desenvolver um talento, um propósito que Deus colocou dentro de você”, explicou. O ofício é algo que contribui para o bem comum da sociedade. Nesse sentido, o homem que não desenvolve um ofício é incapaz de prover para si mesmo e para a sua família. Ele é um peso para a sociedade.

Para que isso não ocorra, o homem deve ter senso de propósito, de valor, ter consciência de que pode fazer mais. O homem inteligente sabe que seu trabalho dá testemunho de sua fé.

2) Autodomínio

O rei Salomão afirmou que quem domina a si mesmo é mais forte do que quem domina uma cidade (Provérbios 16.32). “Nós somos nossos maiores inimigos. É como se dentro de nós morassem duas pessoas: uma quer fazer o bem e outra quer fazer o mal”,
observou o Bispo.

Por isso muitos podem até alcançar o sucesso em uma área da vida, mas fracassam nas outras. Esse tipo de homem vai atrás do que o coração deseja e não do que é correto diante de Deus.

“O antídoto para isso é você ter autodomínio e se conhecer”, aconselhou o Bispo. De maneira prática, se um homem sabe que precisa cuidar da saúde, por exemplo, ele deve se controlar diante dos alimentos e praticar atividades físicas, tendo vontade ou não.

3) Aliada

A Bíblia ensina que o homem que encontra uma esposa alcança a benevolência de Deus (Provérbios 18.22). Um homem acha o bem ao encontrar uma aliada, que se preocupa, ajuda e é fiel.

Para isso, o homem precisa ter critérios e buscar a direção de Deus. “Não deixe os seus olhos te guiarem”, aconselhou o Bispo. “A coisa mais valiosa que você pode ter, depois da Salvação, é uma mulher de Deus ao seu lado, uma verdadeira auxiliadora. Se você a tem, cuide dela”.

4) Temor a Deus

“Todo ser humano tem inclinação natural a ser seu próprio deus”, apontou o Bispo Renato. Então é necessário saber lutar contra essa rebeldia interior.
Muitos, hoje em dia, pensam: “quem define o certo e o errado sou eu”. Mas Deus tem o conjunto de orientações dEle. Assim, o homem deve respeitar o Altíssimo, ter consciência de que há Alguém acima de nós e que devemos explicações a Ele.

Não falte!

O “Encontrão dos Homens” acontece a cada dois meses, em São Paulo, e é transmitido pelo Univer Vídeo. Nele, Deus fala com o homem de maneira singular. Portanto, não deixe de participar do próximo encontro.

Intellimen

Quer ser um homem melhor? Acesse o site intellimen.com ou @intellimen, no Instagram, cumpra os desafios e participe das palestras.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Guilherme Branco