Os conflitos familiares entre Iran e Nabal
Entenda a história dos personagens da série Reis, da Record TV, e a relação dela com os desafios enfrentados por muitas famílias hoje em dia
As produções bíblicas apresentadas pela Record TV ao público sempre mostram ensinamentos espirituais e fazem alusão a acontecimentos do passado que se relacionam com questões atuais do cotidiano por meio dos personagens do enredo. A série Reis, que está na terceira temporada, exibe a história de conflitos entre Iran (Gustavo Machado) e seu filho, Nabal (Vinícius Redd).
Na trama, Iran é filho de Ézer, um homem rico e influente em Israel, que está acostumado a conseguir tudo que quer. Ele, porém, sofreu por causa da insensibilidade de seu pai e transferiu esse sofrimento para a relação com seu filho, Nabal, um rapaz vingativo que mora com a avó e odeia o pai. Por causa de mágoas do passado, Nabal se torna um homem impiedoso e inconsequente, como descrito na Bíblia em 1 Samuel 25.
Orgulho entre pai e filho
No episódio do podcast Fora de Série que foi ao ar em 9 de agosto pelo YouTube, com condução da jornalista Ana Carolina Cury, os atores abordaram esse conflito familiar entre seus personagens. “Nabal é um cara totalmente marrento, muito inteligente, manipulador e misterioso, que faz tudo em benefício próprio. Ele ama a avó e sente uma raiva muito grande do pai”, detalhou Vinícius.
O ator ainda explicou que o maior motivo de a relação ser tumultuada entre Iran e Nabal é o que afasta muitas pessoas de seus entes queridos: o orgulho. “Por mais que tentem ter um bom relacionamento, o ego dos dois não permite, o orgulho fala mais alto e nenhum dos dois dá o braço a torcer para consertar o que aconteceu”, disse.
Já Gustavo afirmou que o atrito entre Iran e Nabal vem de um passado muito conturbado. “Iran tem um trauma evidente, que é visível na relação dele com o filho. Ele não consegue se comunicar com o filho, não consegue resolver essa relação e não perdoa a mãe e o pai. Ele tem algo que veio de família, o que é muito comum”, destacou o ator.
Com esse círculo vicioso de mágoas e ressentimentos, Nabal tenta se vingar do pai por meio do convívio com Kayla (Hylka Maria), que é a paixão de Iran. “É uma relação triste, que não tem comunicação, e, nas poucas vezes em que se estabelece, ela aparece na forma de cobrança e do rancor que está sobre tudo. Toda vez que o Nabal encontra a Kayla, ele dá em cima dela na frente do pai. É uma provocação sem fim”, mencionou Gustavo.
Vinícius lembrou que muitas questões dos dois ainda estão nas entrelinhas e adiantou que, nos próximos capítulos, o público poderá entender melhor o que causou o desentendimento entre eles. “Não sabemos com certeza o que aconteceu, mas esse relacionamento vai se tornando mais intenso e, à medida que mais cenas forem exibidas, ficará mais fácil compreender por que eles se tratam dessa maneira”, completou.
Como ter paz na família
A história de Iran e Nabal reverberou em muitos telespectadores que também têm problemas na família, seja com pai e mãe, seja com irmãos ou parentes. Os cristãos devem lembrar que a família foi constituída por Deus, que deseja que todos convivam com base no respeito, no amor e na misericórdia e sigam o Seu direcionamento. Contudo o mal trabalha de forma contrária: para que haja desunião, mentiras e ódio.
O orgulho é a principal arma do diabo para fazer com que a estrutura familiar fique abalada. Muitos querem seguir com sua vida da melhor forma e ter sucesso, mas carregam a sombra dos conflitos familiares. No entanto Deus enfatiza que esse problema, caso não seja resolvido, afeta até a intimidade de uma pessoa com o Criador: “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta” (Mateus 5.23-24).
As divergências são normais, mas não devem afetar o amor e o respeito entre os membros de uma família nem dar espaço para problemas maiores. Com base nisso, você não deve olhar apenas para o problema que tem com um familiar. Por mais que ele o tenha ferido, perdoe e peça perdão. Olhe para o poder de Deus, pois Ele cuida da família dos que colocam nEle sua fé.
O Bispo Júlio Freitas também escreveu em seu blog sobre a importância da relação familiar e disse que a pessoa só é bem-sucedida quando há harmonia e paz em seu lar, requisitos que devem ser buscados em Deus: “o verdadeiro sucesso surge quando existe uma harmoniosa relação entre o indivíduo e sua família. O auge da realização é quando o ser humano está completo em todas as áreas da sua vida e tem uma família bem estruturada”.
Se você busca por familiares que ainda não conhecem o amor que vem do Céu, não desanime: “demore o tempo que demorar, jamais desista do sonho de ter uma família completamente unida e feliz”, concluiu o Bispo.