Os desafios do TDAH no mercado de trabalho
Descubra como não ser paralisado pelo déficit de atenção e hiperatividade
Trabalhadores com transtornos comportamentais – como a TDAH – tendem a ter maiores dificuldades para se manter no ambiente de trabalho.
Entenda:
- Segundo pesquisa realizada na Suécia, trabalhadores diagnosticados com TDAH recebem um salário 17% menor comparado à trabalhadores sem o transtorno.
- Pessoas com transtornos neurológicos correspondem a 20% da população mundial.
O que é TDAH?
O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) é uma alteração neurobiológica crônica, causada por componentes genéticos e hereditários, geralmente diagnosticado durante o período da infância.
No Brasil, estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas são afetadas por este transtorno que, quando não diagnosticado e tratado durante o desenvolvimento neurológico ainda criança, pode motivar problemas ainda maiores durante a fase adulta.
O TDAH se caracteriza principalmente pela desatenção, impulsividade e agitação motora, comprometendo desde a execução de tarefas simples até o convívio social e desenvolvimento profissional.
Principais sinais:
– Esquecimento;
– Confusão e cansaço mental;
– Procrastinação;
– Atrasos frequentes;
– Dificuldade para prever o tempo de execução de uma atividade;
– Desregulação emocional;
– Indecisão para saber onde focar;
– Dificuldade de manter a mente organizada durante uma conversa;
– Dificuldade para se localizar no espaço;
– Impulsividade.
Mercado de trabalho x TDAH:
As manifestações do TDAH normalmente sinalizam indesejáveis comportamentos dentro do ambiente de trabalho. Mas ainda que esta condição seja vista como uma grande dificuldade, não significa que o portador terá o seu desenvolvimento profissional paralisado.
Além do tratamento médico adequado que deve ser seguido, existem diferentes hábitos que podem auxiliar o indivíduo a “resgatar o foco”, aumentar a produtividade e desenvolver as atividades necessárias do dia a dia. Aqui vai alguns:
1. Para a alteração de humor
• Pratique exercícios: o hábito alivia o estresse, acalma a mente, e ajuda no excesso de energia acumulada.
• Durma bem: mantenha uma rotina noturna saudável, poucas horas de sono diminuem a capacidade de manter o foco durante o dia.
• Alimente-se corretamente: assim poderá diminuir a distração, hiperatividade e nível de estresse elevado.
2. Para se organizar
• Crie uma rotina e defina prioridades: desta forma, conseguirá realizar todas as atividades que julgar importante sem esquecê-las.
• Não deixe para depois: não faça da procrastinação sua aliada. Faça uma lista e desempenhe todas as tarefas que precisam ser finalizadas.
• Administre seu tempo: com o auxílio de um relógio sempre por perto, determine quanto tempo irá gastar para cada atividade, e busque cumprir com o prazo determinado.