Os efeitos do pecado em Davi

Não tem como não comparar as reações de Davi e Saul. Entenda

Imagem de capa - Os efeitos do pecado em Davi

Os últimos episódios de “Reis” mostram os efeitos do pecado em Davi. Alguns deles são:

  • não se achar digno de se sentar no trono;
  • não consegue estar a vontade com os seus filhos;
  • não consegue falar com Deus com a mesma intimidade,
  • isolamento.

Já Saul:

Saul foi o monarca anterior e também cometeu sérios erros durante seu reinado: desobediência, rebeldia e orgulho. Mas, diferente de Davi, sua reação ao pecado não mostrava arrependimento. No máximo, um pequeno remorso.

Ele estava mais preocupado com a reação e a opinião do povo do que com a do Altíssimo. Além disso, preferia manter a aparência de que estava tudo bem, mesmo depois de ter sido rejeitado por Ele (leia 1 Samuel 15 e 16).

“Saul foi um hipócrita, Davi não. Eis a diferença entre ambos. O hipócrita mantém as aparências, como se nada tivesse acontecido. Ele não quer se corrigir e conscientemente engana, não se arrepende de nada. Aliás diz em alta voz ‘faria tudo de novo'”, reflete a autora, Cristiane Cardoso.

O resultado:

“Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras…” 1 Samuel 15:11

A partir daí, Saul perdeu a presença de Deus, era atormentado por um espírito maligno, recorreu à feitiçaria e, no fim, se matou.

“Saul estava mais preocupado com a sua reputação diante de Israel do que em se humilhar perante o Altíssimo e clamar por Sua misericórdia. Por isso, o Seu Espírito Se afastou definitivamente de Saul. O orgulho ou a preocupação em perder a posição ou título impede a pessoa de ter um verdadeiro relacionamento com o Todo-Poderoso. Independentemente de quem seja ou da posição que exerça neste mundo, se não estiver vivendo em retidão diante do Senhor, não passará a eternidade ao Seu lado. A não ser que se arrependa a tempo e se volte para ele”, considera o Bispo Macedo.

Acompanhe:

Veja a continuação desta história de segunda à sexta, às 21h, na Record TV e no Univer Vídeo. Além disso, aos sábados acontece a reprise da semana.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: Reprodução