Os filhos devem dormir com os pais?

Imagem de capa - Os filhos devem dormir com os pais?

Pâmela entrou em contato com os professores Renato e Cristiane Cardoso para reclamar que não aguenta mais o marido colocando a filha, de seis anos, para dormir entre os dois. Segundo ela, o relacionamento deles está complicado por conta disso, pois eles raramente têm relação sexual. Inclusive, ela chega a sonhar que está tendo relação com outras pessoas que nem conhece. Eles são casados há sete anos.

PÂMELA – Preciso da ajuda de vocês. Sou casada há sete anos e tenho uma filha de seis anos que dorme na nossa cama. Eu a coloco no quarto dela, mas meu marido a chama e eu vou para o outro quarto. O nosso relacionamento fica difícil, raramente temos relação e passam muitas coisas pela minha cabeça. Chego a sonhar que estou tendo relação com outra pessoa que nem conheço e isso me deixa muito irritada. O que devo fazer?

CRISTIANE – É inapropriado que um pai queira que a filha durma com ele. Eu me lembro que, quando eu ficava doente, tinha crise de asma e ia para o quarto dos meus pais à noite, meu pai sempre saía da cama, dormia no chão ou na minha cama. Ele nunca ficava na cama, por respeito, por eu ser uma menina. As mães podem não ter noção de como é inapropriado um pai estar ali deitado, dar banho ou tomar banho com a filha. As pessoas pensam que não tem nada a ver, mas tem sim. Ela só vê como problema o fato dos dois não terem relação, mas o marido faz questão de que a filha durma com ele e acho isso muito estranho.

RENATO – É estranho, inapropriado e, por isso, podem surgir ideias e pensamentos errados. Você diz que dorme sozinha e se imagina tendo relações com outro homem. Imagine o que ocorre com o seu marido. Não estou dizendo que todo pai que aja dessa forma faça algo errado com a filha, mas o pensamento vem, pois o ser humano é pecador, tem más ideias e toda atitude má começa com uma má ideia. Devemos evitar o mal e as circunstâncias que levam a ele. Você não pensou nisso e precisa consertar a situação imediatamente, pois ninguém está ganhando com isso. Sua filha pode estar sendo mimada, mas na verdade esse não é o caso. Você tem que bater o pé e dizer: “se você prefere nossa filha em meu lugar, esse casamento não está mais sustentável”. Isso não é questão da menina ter medo de ficar sozinha. Toda criança vai aprender a dormir sozinha. Você tem que ter pulso firme em relação a isso. Caso contrário, seu casamento não terá futuro. É a sua imposição que tem que colocar seu marido no lugar dele. Você está cedendo e ele está errado. Ele a coloca como se você estivesse errada, mas ele é que está errado. Se ele não aceitar sua posição, pegue sua filha e vá para a casa de sua mãe.

CRISTIANE – A postura dele é questionável. Você está casada com um homem que prefere dormir com a filha a dormir com você. Ele pode dizer que não tem nada a ver, mas é difícil você ter bons olhos com uma pessoa que faz questão que seja assim, mesmo que ele não esteja fazendo nada de errado. O fato dele preferir dormir com a filha a dormir com você mostra muito desse casamento e da falta de intimidade de vocês. Estão faltando tantas coisas que é difícil entender o que esteja passando na cabeça do seu marido.

RENATO – A cama do casal precisa ser protegida e respeitada pelos filhos. Quando você tem um bebê, ele precisa da sua atenção nos primeiros meses, mas a criança tem que ser desmamada, ela não pode ficar mal-acostumada e o berço não deve ficar no quarto dos pais. Depois que o filho nasce, é mais difícil para o marido ter a atenção da esposa e, às vezes, o marido fica de lado, pois a mãe cuida da criança e à noite está exausta. Por isso, seja firme. As crianças têm que respeitar a cama dos pais. Elas vão testar os limites deles, mas cabe ao pai e à mãe colocarem as regras. Os limites não são estipulados hoje em dia porque os pais não os passam aos filhos. Então, mude essas atitudes para salvar seu casamento.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin - Foto: Getty Images