Os perigos da droga sintética conhecida como nitazeno

Alerta: aumentou o consumo e a apreensão, no Brasil, dessa substância que tem alto potencial de causar vício e morte

Imagem de capa - Os perigos da droga sintética conhecida como nitazeno

Recentemente, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou um relatório sobre os riscos da substância sintética nitazeno. O estudo, que alerta sobre os perigos da droga, foi elaborado em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU).

  • Esse opioide sintético é 40 vezes mais potente que o fentanil e a morfina, e apresenta alto risco de levar o usuário à morte. A substância está presente nas chamadas drogas K, ou maconha sintética, e também pode estar diluída em outros entorpecentes.
  • O nitazeno pertence ao grupo de Novas Substâncias Psicoativas (NSP) que surgiu no mercado mundial de drogas ilícitas em 2019.
  • Desenvolvida originalmente como um analgésico potente, a substância nunca foi aplicada para esse fim diante do seu alto risco à saúde. O seu uso pode resultar em tontura, náusea, desorientação e convulsões, além do alto potencial de causar vício e morte.
  • Em 2024, a agência antidrogas da ONU já havia alertado sobre como a droga estaria se espalhando pela Europa e pela América do Norte. Nesse ínterim, profissionais da saúde alertaram para a alta do consumo no Brasil e a apreensão da droga também aumentou no País.
  • Por exemplo, entre julho de 2022 e abril de 2023, 133 das 140 amostras de opioides apreendidas pela Polícia Civil de São Paulo continham a substância.

Clique aqui e assista a uma matéria sobre o assunto que foi ao ar recentemente no Jornal da Record.

O que mais você precisa saber:

A cada dia, as substâncias químicas são “renovadas” com mais força, o que atrai muitas pessoas, de todas as idades, que buscam um alívio momentâneo.

Porém, sem perceberem, se afundam no submundo dos vícios e das doenças, até não enxergarem mais saída para a situação.

No entanto, ainda que o mundo classifique aqueles que são viciados como um “caso sem jeito”, é importante saber que o vício também é um problema espiritual e que existe cura.

Veja a história de Carlos que sofreu anos com os vícios, debilitado, sozinho, desempregado e chegando a dormir nas ruas.

Vício tem Cura, portanto, faça isso:

Consciente do poder de transformação da fé, a Universal mantém o Programa Vício tem Cura. Um tratamento que atua no campo espiritual e arranca pela raiz o mal que leva o indivíduo ao vício, sem a necessidade de internação, medicamentos e sem nenhum custo.

Se você deseja abandonar o vício que está destruindo sua vida, vá ao Tratamento Para a Cura dos Vícios, que acontece em todo o Brasil e no mundo, aos domingos, às 15h. É gratuito, não depende de internação nem medicamentos.

  • Clique aqui para encontrar o endereço mais próximo de você.
imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: iStock