Os riscos dos desafios da internet

Saiba como se desvencilhar desses modismos virtuais

Imagem de capa - Os riscos dos desafios da internet

Os desafios em vídeo postados na internet, às vezes, podem parecer inofensivos aos olhos de quem assiste, especialmente às crianças e adolescentes. Entretanto, muitos desses vídeos têm gerado um alerta aos pais e responsáveis sobre a influência que causam e os riscos que podem provocar até mesmo à saúde de quem adere às tais “brincadeiras”.

Um dos mais recentes postados em uma rede social de vídeos é o desafio do “sorriso alinhado”, que incentiva a pessoa a deixar os dentes “perfeitos”, lixando-os com um acessório de unha. O problema é que serrar os dentes dessa maneira traz riscos à saúde bucal, como sensibilidade, dor, inflamação e problemas com a mordida e a mastigação.

O desafio que começou a viralizar primeiro em outros países, logo ganhou adeptos no Brasil. Por isso, o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG) emitiu um alerta sobre os riscos do desafio do “sorriso alinhado” que pode deixar sequelas permanentes. Assista à matéria na íntegra exibida no programa “MG No Ar”, pela Record TV.

“Modinhas” nas redes sociais

Na fase da adolescência, principalmente, os jovens gostam de tomar decisões sozinhos para mostrar independência. Mas, é aí que correm o risco de fazer uma má escolha e acabam sendo influenciados por essas ciladas, virtuais ou reais, que podem prejudicá-los pelo resto da vida, com algum dano até mesmo à própria saúde. Então, como se desvencilhar desses modismos?

“Não seguirás a multidão”

O Bispo Renato Cardoso, em mensagem aos jovens (assista aqui na íntegra), contou que quando era adolescente, assim como os outros jovens, acreditava que era independente. Ele explicou que os jovens gostam de mostrar para todos que são diferentes e não obedecem aos responsáveis porque acreditam que sabem o que é melhor para si.

Ele também pontuou que a rebeldia é um traço característico da adolescência. E, reforçou que, embora o jovem pense o contrário, ninguém é mais influenciável do que ele mesmo.

“Ele (o jovem) se esforça para provar que não segue a cabeça de ninguém. Só que nesse esforço, ele faz exatamente o contrário. Ninguém é mais influenciável do que o jovem (…) Você é livre para fazer o que quiser, mas você não é livre das consequências do que faz. Não se esqueça disso (…) Ser independente de verdade é pensar com a cabeça de Deus”, disse.

Então, o Bispo aconselhou conforme a Palavra de Deus: “Não seguirás a multidão para fazeres o mal…”. Êxodo 23: 2

“O mundo trabalha com multidões, mas, se você é inteligente, não deixará se levar por ninguém (…) O que não falta aí fora é multidão para fazer o mal, virtualmente e na vida real (…) Para você ser independente de verdade, você tem que olhar para a única pessoa que realmente quer te influenciar para o bem, e que não vai errar em qualquer conselho que te dá, Deus”, concluiu.

Força Jovem Universal

A Universal tem um grupo que realiza ações e projeto em projetos em todo o Brasil para conscientizar e ajudar a juventude a fazer as melhores escolhas: a Força Jovem Universal (FJU). Acompanhe o grupo no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

Caso queira participar de uma reunião na Universal, procure aqui o endereço do templo mais perto de você.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty Images