Os “Samas” da vida real

Em Reis, Davi encoraja Sama. Assim como ele, muitas pessoas - erroneamente - atribuem o seu valor às suas conquistas

Imagem de capa - Os “Samas” da vida real

Depois que ficou cego, Sama (Marcelo Arnal), um dos valentes de Davi (Cirillo Luna), na Série Reis – A Conquista, vive recluso em sua casa entregue à depressão. Para ele, sua vida perdeu o valor no momento em que deixou de enxergar.

Desde então, seus amigos e companheiros de exército tentam animá-lo e fazê-lo entender que ele não pode se entregar e desistir da vida em razão dessa deficiência física.

Davi visita o amigo:

O último a tentar encorajá-lo foi Davi, que ao visitar o amigo, disse:

“O seu valor não está no que você enxerga, e sim em quem você é, e como você reage a tudo em seu redor, meu amigo, e não como você vê.  Eu te conheço bem e sei que você não é dos que desistem […] Aprenda a enxergar o que não se enxerga com os olhos”, disse Davi.

Acompanhe a cena:

Infelizmente, reações semelhantes à de Sama diante das adversidades da vida são muito comuns. Assim como ele, muitas pessoas acreditam que o seu valor está nas suas conquistas, e quando se veem no fundo do poço tendem a se inferiorizar e se vitimizar, em vez de buscar formas de superar o problema.

Achar o bem até nas coisas más:

O Bispo Renato Cardoso destaca que achar o bem em tudo é um dom de Deus.

“O que atenta prudentemente para o assunto, achará o bem.” Provérbios 16.20

  • “Eu aprendi que todo problema traz no seu ventre uma oportunidade para algo muito maior na nossa vida. Então, é preciso treinar os seus olhos e a sua mente para achar o bem nas coisas”.
  • “Você está desempregado, perdeu o seu emprego, está sem renda? O que você pode fazer para achar o bem neste desemprego? Agora é a oportunidade de você desenvolver seus talentos, de correr atrás daquilo que você sempre teve vontade, de começar o negócio que você sempre quis, a oportunidade de vencer seus medos de ter atitudes corajosas”, aconselha.
  • “Talvez você está aí deprimido (a), triste, carregando dentro de si um peso, amargurado, você reclama, murmura, sabe por quê? Porque você tem feito o contrário, em vez de achar o bem em tudo, você só tem procurado o mal até nas coisas boas. Isso não é modo de viver”, ressalta.
Acompanhe:

Para saber qual será o destino de Sama, continue acompanhando a 6ª temporada Série Reis – A Conquista, de segunda a sexta, às 21 horas, pelo Univer Vídeo e pela Record TV.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Reprodução