Pandemia fez muitos cristãos americanos se esfriarem espiritualmente

Pesquisa mostrou que muitos até deixaram suas igrejas. Veja

Imagem de capa - Pandemia fez muitos cristãos americanos se esfriarem espiritualmente

A pandemia do novo coronavírus abalou o mundo todo em muitos aspectos, inclusive a vida espiritual de muitos cristãos. É o que aponta uma pesquisa americana, realizada pelo Instituto Barna.

Quando as igrejas fecharam as portas durante o isolamento social, foi constatado que um em cada três cristãos nos Estados Unidos parou de assistir aos cultos na internet, seja de sua própria igreja ou de outras denominações.

O estudo mostra um verdadeiro esfriamento de boa parte dos fiéis. De acordo com os dados 32% não frequentam mais nenhuma igreja. Além disso, 50% dos cristãos da geração Y (entre 25 e 40 anos) deixaram de frequentar a igreja.

“Essas tendências destacam a importância de as igrejas continuarem alcançando e discipulando a próxima geração, especialmente aquelas que aparentemente estão se perdendo durante a pandemia”, disse o relatório da Barna.

Consequências

Nos cristãos que diminuíram seu acesso aos cultos online ou pararam de frequentar a igreja, 17% dizem estar entediados “o tempo todo” e 11% admitem se sentir “inseguros” às vezes.

Para os que creem na guerra espiritual pela salvação da alma, esta situação pode ser vista como resultado do esfriamento. “Uma brasa afastada do fogo vira carvão. A pessoa que se afasta da fé, se afasta do fogo, do Espírito, e, obviamente, fica fria”, afirma o Bispo Edir Macedo.

Claro que seu relacionamento com Deus não deve depender de pessoas ou instituições. Mas “a igreja física é fundamental para você ser corrigido, exortado, estimulado a dar frutos e a desenvolver os dons. Viver longe dessa comunhão é o mesmo que separar o peixe da água, o sangue do corpo, as nuvens do céu ou Cristo de Sua Igreja”, acrescenta.

Não perca a oportunidade de estar ligado ao Senhor Jesus por meio das reuniões realizadas na Universal em todo o mundo. Encontre o endereço mais próximo de você aqui. Caso esteja em São Paulo, vá ao Templo de Salomão, localizado na Avenida Celso Garcia, 605, Brás, zona leste da capital.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: Getty Images