Papa Francisco afirma que “todas as religiões levam a Deus”

Mas o que a Palavra de Deus diz a respeito? Leia e entenda

Imagem de capa - Papa Francisco afirma que “todas as religiões levam a Deus”

“Todas as religiões são um caminho para Deus”. A frase foi dita pelo Papa Francisco, 266º pontífice da Igreja Católica, durante um encontro inter-religioso com jovens em uma universidade de Cingapura, país de pluralidade budista e forte influência de comunidades mulçumanas, hindus e sikhs. Segundo o periódico The Christian Post, a declaração foi uma provocação à reação entre os líderes religiosos nos Estados Unidos.

Em suas observações sobre o tema, Francisco defendeu que as religiões são como línguas diferentes para chegar até Deus:

  • “Se você começar a lutar, ‘minha religião é mais importante que a sua, a minha é verdadeira e a sua não’, onde isso nos levará? Existe apenas um Deus, e cada um de nós tem uma linguagem para chegar a Deus. Alguns são xeiques, muçulmanos, hindus, cristãos, e são caminhos diferentes [para Deus]”, observou Francisco.

Ainda, Francisco concluiu afirmando que “uma vez que Deus é Deus para todos, então somos todos filhos de Deus”.

E o que a Bíblia diz a respeito?

Ainda que discursos como esse atenda a todos os públicos de acordo com as suas crenças e preferências, não há como contradizer as Escrituras:

“Respondeu Jesus: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim'” (João 14.6)

Os dizeres do Senhor Jesus são claros e não deixam margens para dúvidas. No entanto, vale ressaltar aquilo que o Altíssimo enfatiza: Ele não é UM caminho ou UMA verdade, entre tantos, Ele é o Único Caminho e a Sua Palavra é a única verdade que nos leva a Deus.

Mas quanto aos filhos de Deus, quem são eles?

Dizer que todos nós, seres humanos, somos filhos de Deus é um hábito comum, mas enganado são aqueles que acreditam nisso. De acordo com Paulo, apóstolo inspirado pelo Altíssimo, “todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” (Romanos 8.14)

Em suas anotações de fé disponíveis na Bíblia Fiel Comentada, o Bispo Edir Macedo esclarece: “ninguém pode se autointitular filho de Deus, pois essa atribuição é dada somente pelo Próprio Espírito Santo a todos os que são guiados por Ele”.

O Bispo ainda afirma que “a nossa vida pertence àquele cuja voz ouvimos e seguimos, portanto, tem o total controle das nossas ações e reações” e que “uma das características mais marcantes de um filho de Deus é a sua sensibilidade em ouvir e se submeter à vontade do Espírito Santo”.

“Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele” (Romanos 8.9)

Raciocine:

Com isso, não se deixe enganar pelas mentiras fantasiadas de verdade ditas por aí. Medite nas Sagradas Escrituras e seja livre dos enganos do mundo.

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8.32)

Clique aqui e leia mais em: “Todo mundo é filho de Deus?”

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / foto: iStock