Para onde vai o seu olhar vai a sua vida

Saiba para onde direcionar seus olhos para não cair nos descaminhos oferecidos até nas redes sociais

Imagem de capa - Para onde vai o seu olhar vai a sua vida

Há muitos homens que se gabam por serem bons observadores. Eles estão atentos a tudo que ocorre à sua volta e não há nada de errado nisso. Mas, enquanto alguns têm o olhar de lince e enxergam longe, outros direcionam o olhar para o que é indevido e até ao que é ilícito. As consequências disso logo surgem. Por exemplo: há homens casados que olham para outras mulheres, vivem relações extraconjugais e não entendem que essas ações certamente destruirão seu casamento.

Combos viciantes

Os olhares dos homens também estão voltados para as telas do celular, do computador e da TV, que trazem informações (até massivas) num deslizar de dedo ou apertar de botão. O grande problema é que outras estão acopladas a essas: o feed infinito do telefone, em diversos casos, além de roubar tempo, também toma dinheiro. O Jogo do Tigrinho, por exemplo, é uma verdadeira febre viciante.

Margem ao adultério

Também podemos falar no acesso fácil à pornografia nas redes. Na mesma toada, graças à facilidade de marcar encontros por meio da internet, muitos homens dão margem ao adultério e usam esse expediente para seus encontros extraconjugais. Tudo isso tem início com um olhar.

Bons e maus olhos

A Bíblia traz o seguinte alerta do Senhor Jesus em Mateus 6.22-23: “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!”

O homem inteligente entende que os olhos são a porta de entrada tanto para o que é bom quanto para o que é ruim. Cada um decide se absorverá luz ou trevas e o que for escolhido formará os pensamentos e guiará os passos dessa pessoa

Você decide

Precisamos compreender que os olhos nos trazem informações, as julgam e influenciam nossas escolhas. Quando você vai almoçar em um restaurante, por exemplo, você escolhe a sua comida, muitas vezes, baseado no que seus olhos veem. O desejo de comer se altera, caso o alimento não agrade ao seu olhar, não é mesmo? Contudo você decide se ele serve para você ou não e o mesmo acontece com todas as atitudes na sua vida: é você quem determina se os seus olhos serão bons ou maus.

Desperte já

Segundo o Bispo Renato Cardoso, se os olhos buscam o mal, você fica com a mente suja e não consegue nem orar. “Quando você vai despertar para isso? Quando vai parar de trazer essa sujeira, imundície e escuridão para dentro da sua vida? Se você fosse ao médico com um problema de saúde e ele lhe falasse que o alimento que você consome é a causa desse problema, você mudaria sua alimentação. Mas pior do que a alimentação que prejudica a saúde física é a que entra pelos olhos!”, adverte o Bispo.

Intellimen

Quer ser um homem melhor? Acesse o site intellimen.com ou, no Instagram, @intellimen e saiba mais informações sobre as palestras.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Fotos: Dundanim e Pheelings Media/getty images