Parceria é a base para um relacionamento de sucesso
Mesmo que não exista uma fórmula pronta, algumas atitudes mantêm a vida a dois mais saudável e feliz
O que você acha que é parceria e companheirismo no casamento? Significa ter alguém que é aliado, par e cúmplice, ou seja, que está ao seu lado em todos os momentos. Contudo existem pessoas que não sabem agir dessa maneira no relacionamento. Quando surgem os problemas, logo pensam em se separar, independentemente do motivo que esteja causando o problema no lar.
Ser parceiro significa estar junto em todas as situações, como é dito nos votos feitos no dia do casamento. No convívio conjugal, é preciso demonstrar que esposa e marido estão imbuídos do mesmo propósito de cultivar a união e a felicidade. Apesar das diferenças pessoais, que são comuns nos relacionamentos, é fundamental estar ao lado da pessoa que amamos, apoiá-la e ajudá-la em tudo o que for preciso ao longo da vida.
Apoio incondicional
Patrícia Maria Silva, de 40 anos, passou por momentos muito difíceis para manter seu relacionamento com Jeferson Ricardo Silva, de 40 anos. “Namoramos por alguns anos e com o passar do tempo vieram muitas lutas e até pensamentos de que eu não era uma pessoa de Deus e ideal para o meu esposo. Porém, por sermos muito abertos um com o outro, sempre falamos do que estávamos passando ou sentindo. Então, nosso namoro consistiu em fazermos propósitos seguidos, jejuns e orações”, afirma Patrícia.
Nas reuniões da Terapia do Amor, eles aprenderam a lutar pelo fim dos problemas no namoro e se casaram na Universal no dia 1o de outubro de 2005. “Frequentava as reuniões da Terapia do Amor lutando por nós e o Jeferson me acompanhava. Assim fomos construindo um casamento sólido”, diz Patrícia.
Além das dificuldades pelas quais passavam, eles também enfrentaram uma doença na vida de Patrícia: uma estenose mitral (infecção na válvula do coração). Jeferson sempre fortalecia a esposa e a ajudava em casa. “Problema cardíaco é muito delicado e ela já o tinha desde criança. E, pelo fato dela ter várias limitações, eu não permitia que fizesse nada dentro de casa”, diz.
Depois de passar por uma cirurgia cardíaca, Patrícia precisou ainda mais da ajuda do marido. Isso porque a operação não foi bem-sucedida e ela ficou mais debilitada do que antes, a ponto de permanecer dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Preocupado com sua esposa que corria risco de morrer, ele agiu a sua fé em favor da vida dela. “Usei a minha fé para que ela pudesse ser salva. Confiamos em Deus porque a vida e a morte estavam muito próximas. Orei muito por ela, fiz propósitos e campanhas”, afirma.
Ele continuou ao lado dela todos os dias e sempre tentou afastar qualquer indício de medo e insegurança que pudesse surgir nos pensamentos dela.
Após ser submetida a outra cirurgia, Patrícia foi curada. Hoje, ela tem uma vida abençoada ao lado do marido. Jeferson comemora: “completamos 13 anos de casados e de muitas lutas, mas também de muitas vitórias. O início não foi fácil, mas, quando Deus está à frente, tudo se ajeita. Se Ele não estivesse no nosso casamento jamais chegaríamos até aqui”, finaliza Jeferson.