“Paulo, o Apóstolo”: quem era na Bíblia, trailer, detalhes da série
Acompanhe os detalhes desse conteúdo que inspirará a sua fé em Deus
Paulo de Tarso – também conhecido como Saulo – foi um apóstolo de Cristo e um dos personagens mais influentes da Bíblia. Inspirado pelo Espírito Santo, ele pregou o Evangelho em diversos lugares e escreveu 13 epístolas (cartas) do Novo Testamento, tendo sido ainda um dos personagens do livro bíblico de Atos, escrito por seu amigo e companheiro de viagens missionárias Lucas, que era médico.
Paulo de Tarso:
- Paulo nasceu em Tarso, na Cicília, atual Turquia. Ele tinha cidadania romana. Porém, sua família era da tribo de Benjamim. É por isso que ele tinha dois nomes: “Saulo” e “Paulo”.
- Assim, nas palavras de Paulo: “Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a Lei, fui fariseu; segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na Lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo” (Filipenses 3:5-7).
- Portanto, só nesse resumo dado pelo apóstolo já percebemos que sua história foi marcada por muitos acontecimentos.
Paulo, o fariseu:
- A vida de Paulo antes da conversão foi marcada pelo farisaísmo. Inclusive, ele foi instruído por Gamaliel (citado em Atos 5:34-42 e Atos 22:3-11), em Jerusalém. Em outras palavras, ele vivia a doutrina e a prática de uma obediência radical da Lei de Moisés (o Pentateuco, que são os 5 primeiros livros da Bíblia). Essa doutrina surgiu no século 2 a.C. Além disso, eles se opunham aos saduceus, outra doutrina religiosa, e foram os criadores das sinagogas.
- Vale lembrar que este foi o grupo mais combatido por Jesus Cristo, quando Ele esteve em forma de homem na Terra. O Messias dizia que os fariseus passavam uma imagem de elevação religiosa, mas eram tão pecadores quanto qualquer outra pessoa. Assim, basicamente, o pecado deles era a “hipocrisia”.
A conversão de Paulo:
- Paulo estava em uma missão de perseguição contra os cristãos, quando foi encontrado por Jesus Cristo.
- “E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a Quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões” (Atos 9:3-5).
- “Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões”. Esta frase de Jesus Cristo indica que o interior de Paulo já vinha sendo trabalhado. Por exemplo, ele foi uma das testemunhas do apedrejamento de Estevão, um cristão que foi morto injustamente por sua fé. Mas, até Damasco, Paulo ainda continuava resistente à voz de Deus.
- “E, expulsando-o [Estevão] da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo” (Atos 7:58).
Paulo e o Evangelho:
- Porém, após sua conversão, Paulo foi completamente restaurado pelo Espírito Santo.
- “Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela Sua graça, revelar Seu Filho em mim, para que O pregasse entre os gentios, imediatamente, não consultei a carne nem o sangue, nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco. Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias. E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor. Ora, acerca do que vos escrevo, eis que diante de Deus testifico que não minto. Depois fui para as partes da Síria e da Cilícia. E não era conhecido de vista das igrejas da Judeia, que estavam em Cristo; mas somente tinham ouvido dizer: Aquele que já nos perseguiu anuncia agora a fé que antes destruía. E glorificavam a Deus a respeito de mim. Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito. E subi por uma revelação, e lhes expus o Evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão” (Gálatas 1:15-24 e Gálatas 2:1-2).
- Assim, Paulo é um exemplo de fé em Deus e uma importante peça do cristianismo. Ele vivenciou prisões, punições físicas, naufrágios, apedrejamento e muitos outros desafios.
“Paulo, O Apóstolo”:
- A série “Paulo, O Apóstolo” contará em detalhes a belíssima história desse personagem bíblico, que será interpretado pelo ator Murilo Cezar. As temporadas terão cinco episódios cada, com um total de 50 episódios.
- O diretor é Leonardo Miranda (da, igualmente, superprodução “Reis“) e o texto é de Cristiane Cardoso. A produção é da Seriella Productions.
- As gravações foram iniciadas no Brasil, no fim do ano passado, e, posteriormente, foram para o Marrocos.
Quando estreia “Paulo, o Apóstolo”:
- Em 28 de maio, ocorrerá o lançamento antecipado na plataforma de streaming Univer Vídeo. Posteriormente, o enredo poderá ser conferido pela Record.
- Leia também: Paulo, o Apóstolo: uma história contada de uma forma inédita
Em julho de 2024, Cristiane Cardoso havia postado:
Ver essa foto no Instagram
Assista aos trailers:
Ver essa foto no Instagram
O apedrejamento de Estevão:
Café da manhã de boas-vindas ao elenco:
Lugares por onde Paulo viajou:
Ver essa foto no Instagram
O hipódromo de Cesareia, em Israel (Atos 12:21-23):
Ver essa foto no Instagram
Parte do elenco de “Paulo, O Apóstolo” no Centro Cultural Jerusalém:
Ver essa foto no Instagram
No Rio de Janeiro, evento celebrou o início das gravações:
Os personagens confirmados:
- Além disso, por ser um enredo repleto de cenários e diálogos, a presença de inúmeros personagens bíblicos é importante. Então, “Paulo, o Apóstolo” contará com: Pedro, Tiago, Estevão, Timóteo, Tito, Lucas, Lídia, o casal Priscila e Áquila, Herodes, Agripa e Caifás.
Confira a reportagem sobre “Paulo, o Apóstolo” que foi ao ar pelo Jornal da Record, no dia 22 de novembro de 2024:
Ouça a trilha sonora original da série “Paulo, o Apóstolo”:
Por fim, fique por dentro das novidades:
- Continue acompanhando o Portal Universal.org para conferir as atualizações dos demais conteúdos relacionados com esta superprodução.