Paulo: um exemplo para todos
O homem que foi perseguido por amor Àquele que um dia ele também tinha perseguido se tornou um importante propagador do Evangelho
Enquanto muitos viam o jovem Saulo, nascido em Tarso, como um cruel perseguidor de cristãos, Deus o via como alguém que seria grandemente usado por Ele em Seu favor.
“Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões.” Foram essas palavras que Saulo ouviu enquanto ia a Damasco para capturar cristãos, conforme está escrito em Atos 9.4-5. A pergunta, porém, não foi feita por uma das pessoas perseguidas por ele por causa de sua fé, mas partiu do próprio Senhor Jesus, o que o fez entender que ele não estava indo contra uma suposta religião, mas resistindo ao próprio Deus.
Ao alertá-lo de que ele estava recalcitrando contra aguilhões, o Bispo Edir Macedo explica que “o Senhor Jesus exortou Paulo a não lutar contra a Sua vontade, uma vez que acabaria se ferindo. Isso significa que, antes, o apóstolo resistia à conversão, mesmo diante de vários sinais de Deus. Isto é, apesar de perseguir os cristãos, é possível que em seu íntimo uma Voz lhe dissesse que o que fazia estava errado. Mas, como mantinha resistência e lutava inutilmente contra os aguilhões, se feria”. A partir daquele encontro, Paulo nunca mais foi o mesmo.
Agora ele não era mais Saulo, mas sim Paulo, e passou – como ele mesmo afirmava (2 Coríntios 12.15) – sua vida, por amor a Cristo, dedicando-se a viagens missionárias com o objetivo de levar o Evangelho da Salvação para todos os povos. Ele enfrentou perigos diversos, como quando vivenciou o naufrágio da embarcação em que estava ou quando foi picado por uma serpente. Paulo foi preso e torturado inúmeras vezes. E aprendeu a se contentar com todas as circunstâncias, como ele mesmo declarou em sua conhecida carta aos Filipenses: “Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” (Filipenses 4.12-13).
Além disso, ele abriu igrejas em diferentes países e continentes e suas cartas fortaleciam e exortavam os novos convertidos e são uma inspiração para os cristãos até os dias de hoje.
Conhecendo Paulo
A história de uma das figuras mais importantes na propagação do Evangelho será contada na nova produção bíblica da Seriella Productions, com autoria de Cristiane Cardoso e direção-geral de Leonardo Miranda. Com estreia prevista para maio de 2025, a superprodução terá 18 cidades cenográficas, 101 cenários internos e 430 atores, entre grupos fixos e participações. O elenco contará com o apoio de um professor de latim e grego e haverá cenas gravadas em Marrocos.
Enquanto essa superprodução não estreia, confira cinco produções disponíveis no Univer Vídeo, tanto para crianças como para adultos aprenderem sobre Paulo.