“Pele viva” é criada a fim de tornar robôs humanoides mais realistas

A pele artificial, criada em laboratório a partir de células vivas humanas, se autorregenera e transmite informações sensoriais como a temperatura

Imagem de capa - “Pele viva” é criada a fim de tornar robôs humanoides mais realistas

Os mais recentes robôs desenvolvidos a partir da inteligência artificial (IA) já provaram sua capacidade em reproduzir, de forma idêntica, o comportamento, expressões e, até mesmo, o pensamento humano. No entanto, uma equipe de cientistas japoneses trabalham arduamente a fim de torná-los ainda mais realistas em sua aparência e gestos.

A mais nova descoberta da Universidade de Tóquio para aprimorar os protótipos, publicada na revista Cell Reports Physical Science, é uma “pele viva” que imita as estruturas dos tecidos humanos.

Saiba mais:

A pele artificial feita em laboratório, além de macia e flexível, também possui poder auto regenerativo. Ou seja, ela se repara ou recupera de maneira natural se cortada ou danificada por lesão.

Isso é possível graças a sua criação a partir de células vivas humanas, que favorece ainda a transmissão de informações sensoriais, como a temperatura, aos robôs. A “pele viva” também é resistente a doenças biológicas e contaminações.

Diante disso, o que analisar:

O avanço acelerado da tecnologia e a sua capacidade (antes improvável) assusta a qualquer um. No entanto, mesmo há milhares de anos atrás, as Sagradas Escrituras já nos alertavam:

“[…] encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará” (Daniel 12.4)

Nos dias de hoje, vemos essa profecia materializa por meio de inovações que prometem contribuir com o desenvolvimento do mundo, mas que, na verdade, têm feito cada vez mais seres humanos regredirem.

Em um quadro geral, seja no trabalho, nas atividades diárias ou nas relações interpessoais, somos facilmente substituídos por máquinas e inteligências promissoras. Mas diante de tudo isso a questão que nos contorna é: qual é o futuro que nos espera, seria esse o fim da utilidade humana na Terra?

A tendência é que o mundo se torne um lugar inteiramente controlado por criações que cooperem com o crescimento de mentes vazias e corações inquebrantáveis diante do Altíssimo e para com o próximo (leia II Timóteo 3). E já não estamos caminhando para isso?

Os sinais do fim estão aí:

Conforme os sinais do Apocalipse se apresentam entre a humanidade, o preparo para o fim se faz ainda mais necessário. Por isso, busque compreender os acontecimentos que estão por vir, adquirindo o exemplar do livro “A Terra Vai Pegar Fogo”. E na plataforma Univer Vídeo, acesse uma série especial sobre o tema.

Além disso, aos domingos, também ocorre o Estudo do Apocalipse, às 18h, em todos os templos da Universal. Encontre um endereço perto de você e participe!

Veja mais notícias da série Fim dos Tempos:

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: Shoji Takeuchi, Institute of Industrial Science (IIS), Universidade de Tokyo