“Penso em terminar meu relacionamento porque temos 30 anos de diferença de idade”

Imagem de capa - “Penso em terminar meu relacionamento porque temos 30 anos de diferença de idade”

No programa Escola do Amor Responde, Conceição disse aos professores Renato e Cristiane Cardoso que está namorando um homem mais velho, mas a mãe dele não aceita o relacionamento por conta da diferença de idade entre eles. Segundo ela, a sogra faz de tudo para atrapalhar o namoro deles. A aluna ainda afirmou que sabe que a grande diferença de idade é um problema, afinal, são 30 anos. Ela tem 22 anos e ele, 52 anos. A aluna contou que está pensando seriamente em terminar o namoro. Ela perguntou se deve mesmo fazer isso.

CONCEIÇÃO – Estou namorando um homem mais velho, mas a mãe dele não aceita o namoro por causa da nossa diferença de idade e faz de tudo para atrapalhar o nosso relacionamento. Eu entendo que a diferença de idade é um problema, pois são 30 anos de diferença. Eu tenho 22 anos e ele, 52 anos. Ele é divorciado. Estou pensando em terminar o namoro por causa da diferença de idade. Devo fazer isso?

RENATO – Que bom que você já está pensando nisso. Pensa um pouquinho, Conceição: daqui a dez anos você terá 32 anos e ele, 62. E daqui a 20 anos, você terá 42 anos. A mulher de 42 anos ainda está na flor da idade, é jovem, e ele terá 72 anos. Eu não estou dizendo que ele vai ser um velho que usa fraldas, mas pense se é isso que você quer para a sua vida.

CRISTIANE – Eu gostaria de falar da questão da sogra: você fala que ela faz tudo para atrapalhar, mas eu não vejo dessa forma. Acho que ela conhece o filho que tem, é a mãe dele, e sabe que você ainda é uma menina. Ele já é divorciado, já teve a família dele, passou por muita coisa na vida, então a mãe dele, com certeza, sabe que esse relacionamento não tem futuro. Você está praticamente começando a sua vida agora como mulher e pode se relacionar com alguém que também esteja começando a vida, pois assim crescerão juntos. Por outro lado, seu atual namorado já viveu muitas coisas, já fez de tudo, já conhece tudo e, por isso, ele vai querer mudar você, mesmo que seja de forma inconsciente. Pode ser que ele queira tratar você como uma filha e isso vai fazer você se sentir muito mal. Muitas pessoas não falam dos desafios que a diferença de idade gera, mas é preciso fazer muitos ajustes para que o relacionamento dê certo. A diferença de idade pesa demais no dia a dia.

RENATO – É preciso entender que a diferença de idade traz outras diferenças. No seu caso, Conceição, o seu namorado já passou o pico da juventude dele e está descendo a montanha. Eu não estou dizendo que ele é velho. Daqui a pouquinho eu terei 52 anos também e não me considero um velho, mas sei que não tenho mais 20 anos, que não tenho mais 30 anos. Só quem já passou pelas fases dos 20, 30, 40 anos sabe a diferença de quando você está lá nos 20 e quando você está lá nos 50. A diferença de idade traz diferenças de fases da vida e, portanto, diferenças de objetivos. Enquanto seu namorado está numa fase em que ele quer assentar a poeira, você ainda está juntando a poeira para depois a levantar. Você ainda vai querer levantar a poeira. Só quando você chegar aos 30 e poucos anos é que você vai descobrir exatamente quem você é e o que você quer da vida e ele já estará com 60 e poucos anos. Você vai querer ser mãe e ele não vai querer ser pai, porque estará em outra fase da vida.

CRISTIANE – Há também a diferença de épocas: a música de que ele gosta é uma música da época dele e você gosta da música da sua época. Hoje as gerações estão muito diferentes. Uma pessoa de 20 anos não conhece o mundo sem o celular e sem a internet, mas uma pessoa de 50 anos conhece esse mundo. Além disso, os valores e a forma de pensar também mudam com as gerações. O próprio relacionamento dele com a mãe mostra que ele é de outra geração. Na época dele, os pais ficavam muito envolvidos na vida dos filhos. Já você é de uma geração em que os pais sempre trabalharam fora, os filhos têm a própria vida e cada um tem o seu mundo. A diferença de idade entre as pessoas hoje é como se elas fossem de países e culturas diferentes.

RENATO – Algumas diferenças são saudáveis nos relacionamentos e trazem variedade e riqueza para o relacionamento, quando administráveis. Você tem que entender, porém, que diferenças demais dificultam o relacionamento e até o tornam impossível. É claro que você não vai ver isso nos filmes, pois, quanto mais impossível, mais o enredo é atraente. Vocês podem tolerar por um tempo as diferenças, mas a longo prazo você precisará de muito fôlego para levá-las até o fim. Tente não romantizar esse namoro porque a vida a dois faz parte da realidade e você terá de lidar com ela. O amor de Romeu e Julieta não foi tão bonito assim, já que eles cometeram suicídio no fim da história.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Alexander Shelegov/getty images