Pequei: como posso me levantar?
A história do rei Davi, o homem que foi segundo o coração de Deus, ensina
A Bíblia mostra que o rei Davi, mesmo tendo sido um homem segundo o coração de Deus, também falhou. No entanto, a maneira como Davi lidava com seus erros fazia total diferença na comunhão dele com Deus. Quando ele falhava, ao ser confrontado, era rápido em reconhecer sua falta. E, ao invés de reagir de modo orgulhoso ele era humilde e sincero para se arrepender.
Isso pode ser visto quando ele resolveu contar o seu exército, sem perceber que a ideia nada mais era que uma sugestão vinda do próprio Satanás:
“ENTÃO Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel.
E disse Davi a Joabe e aos maiorais do povo: Ide, numerai a Israel, desde Berseba até Dã; e trazei-me a conta para que saiba o número deles. Então disse Joabe: O Senhor acrescente ao seu povo cem vezes tanto como é; porventura, ó rei meu senhor, não são todos servos de meu senhor? Por que procura isto o meu senhor? Porque seria isto causa de delito para com Israel.” 1 Crônicas 21. 1-3
O Bispo Renato Cardoso, durante a Escola da Fé Inteligente da última quarta-feira (29), explicou que naquela altura Davi já havia acumulado inúmeras vitórias. Desde a sua adolescência, antes mesmo de tornar-se rei, quando venceu Golias estando munido apenas de uma pedra e uma funda, até outras vitórias contra os filisteus e tantos outros povos que se levantaram contra ele.
“Davi formou um exército poderoso. Ele tinha mais de 1 milhão e meio de soldados. Algo que até para as nações de hoje é um número respeitável”, ressaltou.
Porém, em um dado momento, Satanás incitou, ou seja, “soprou” uma ideia na mente do rei Davi que, por não estar vigilante, a acatou.
Confiança: maior sinal de fé
Isso mostra que ninguém está imune as ações do diabo, pois Davi era um homem segundo o coração do próprio Deus. Mas acatou aos argumentos diabólicos.
Vale ressaltar que não havia problemas em fazer um censo, o problema estava na motivação por trás disso. Pois, naquele ato, Davi estava confiando mais em seu exército do que em Deus.
“E é isso que Deus não quer. Que você confie em algo ou alguém que não pode corresponder à sua confiança. A confiança exclusiva em Deus é o sinal mais alto de fé”, destacou o Bispo Renato.
Pecado e arrependimento
Como consequência do pecado de Davi, a Bíblia relata que uma praga alastrou-se em Israel fazendo com que rapidamente setenta mil homens morressem. Ou seja, Davi perdeu justamente aquilo em que havia colocado a sua confiança: homens.
Porém, naquele instante, ele, imediatamente, reconheceu o erro que havia cometido:
“Então disse Davi a Deus: Gravemente pequei em fazer este negócio; porém agora sê servido tirar a iniquidade de Teu servo, porque procedi mui loucamente.” 1 Crônicas 21.8
“A pessoa erra e o orgulho a impede de se recuperar rápido, pois é como um peso que a mantém caída. E essa é a diferença entre os que insistem no erro e os que se arrependem e revertem a situação”, explicou o Bispo.
E diante do arrependimento e do perdão, Deus deu condições para Davi se levantar:
“Então o anjo do Senhor ordenou a Gade que dissesse a Davi para subir e levantar um altar ao Senhor na eira de Ornã, o jebuseu. (…) E disse Davi a Ornã: Dá-me este lugar da eira, para edificar nele um altar ao Senhor; dá-mo pelo seu valor, para que cesse este castigo sobre o povo. Então disse Ornã a Davi: Toma-o para ti, e faça o rei meu senhor dele o que parecer bem aos seus olhos; eis que dou os bois para holocaustos, e os trilhos para lenha, e o trigo para oferta de alimentos; tudo dou.
E disse o rei Davi a Ornã: Não, antes, pelo seu valor, a quero comprar; porque não tomarei o que é teu, para o Senhor, para que não ofereça holocausto sem custo.” 1 Crônicas 21.18; 22-24
E essa é a lição que o rei Davi deixa para aqueles que caíram e desejam se levantar: arrependimento, busca pelo perdão de Deus e a entrega da sua vida no Altar.
“Sem uma entrega da vida não há relacionamento com Deus. Você vai sempre tropeçar e cair, porque quando a sua vida não está no Altar , ou seja, na total dependência de Deus, ela está na dependência de algo ou alguém. E quando esta coisa ou pessoa faltar, você irá tropeçar e cair”, concluiu.
Assista no vídeo abaixo a reunião na íntegra:
Leia também:
A maior honra que alguém pode receber de Deus
5 versículos sobre a importância do batismo nas águas
Acompanhe as reuniões diárias
Todos os dias, você pode assistir às reuniões, ao vivo, pela TV Universal, Univer Vídeo, Rede Aleluia de rádio, pelos canais de televisão 21, CNT e Rede Família, além das redes sociais da Igreja (Facebook e Youtube).
Domingo: 7h, 9h30, 15h e 18h.
Segunda-feira: 7h, 10h, 15h, 18h30 e 22h.
Terça a sexta-feira: 10h, 15h e 20h.
Sábado: 7h, 10h, 18h e 19h.