Peso do período do Primeiro Templo é descoberto próximo ao Muro das Lamentações
O objeto de calcário era utilizado no comércio local. Saiba mais
Arqueólogos encontraram um peso com um símbolo egípcio semelhante à letra grega Gama (y). Segundo a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, na sigla em inglês), trata-se de um objeto de calcário encontrado próximo ao Muro das Lamentações, datado do período do Primeiro Templo, divulgou o The Times of Israel.
Este artefato fazia parte de um conjunto de pesos e medidas que eram utilizados no comércio, naquela época. O comércio internacional adotava o sistema egípcio como padrão e é possível deduzir que Israel seguia o mesmo modelo.
Como funcionava?
Naquela época, como não havia computadores era necessário criar instrumentos de medição e cálculo para saber o preço do produto e se a negociação estava sendo justa.
Mas, o detalhe interessante sobre este objeto, especificamente, é que as evidências mostram o comércio para adoração que existia próximo ao Templo, nos tempos bíblicos. Os pesos eram utilizados para trocar por sacrifícios, alimentos ou outras mercadorias.
Um shekel (unidade de peso israelita) equivalia a 11,5 gramas. Então, o dobro de um shekel era 23 gramas, ou seja, o equivalente ao peso do objeto encontrado. Vale lembrar que as moedas ainda não eram utilizadas nesta época como instrumentos financeiros.
O Primeiro Templo foi destruído pelo rei Nabucodonosor, quando a Babilônia invadiu Jerusalém. Porém, após o retorno dos judeus em cativeiro, no mesmo lugar, o Templo foi reconstruído e a edificação ficou conhecida como Segundo Templo. Posteriormente, o local foi destruído novamente, no ano 70 depois de Cristo, pelo imperador romano Tito.
Arqueologia bíblica
A importância das descobertas arqueológicas relacionadas com a Bíblia é que elas ajudam a explicar o contexto do Texto Sagrado, além de comprovar as informações contidas nele.
Na plataforma Univer Vídeo, por exemplo, você pode conferir o documentário “Antes da ira“, que revela como o casamento ao estilo galileu aponta para a vinda de Cristo.