Pesquisas avançam em busca da vacina contra a COVID-19
Cerca de 100 pesquisas estão em desenvolvimento em vários países, inclusive no Brasil. Saiba mais sobre os testes que estão sendo realizados
O mundo todo se mobiliza nas pesquisas por vacinas, tratamentos e medicações contra a COVID-19. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 102 pesquisas estão em desenvolvimento, inclusive no Brasil. O Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, está nessa corrida e uma vacina para a prevenção do novo coronavírus deve começar a ser testada em animais na próxima semana.
Cientistas do Laboratório de Imunologia do Incor (da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) lideram a pesquisa por uma vacina feita por meio de partículas artificiais parecidas com o novo coronavírus. Por terem características semelhantes às de um vírus são facilmente reconhecidas pelas células do sistema imune. Porém, não têm material genético do vírus, o que impossibilita sua replicação.
A utilização dessas partículas são consideradas seguras. O projeto segue em fase de testes. E, após comprovação da eficácia, os cientistas pretendem estabelecer colaborações com outras instituições de pesquisa para acelerar o desenvolvimento da vacina no Brasil.
Avanço das pesquisas pelo mundo
Normalmente, as vacinas levam anos para ser produzidas e seguem diversos protocolos científicos. Elas começam a ser desenvolvidas em estudos feitos nos laboratórios, com amostras de células e testes em cobaias. Somente depois, seguem para os testes clínicos, quando a vacina é administrada em voluntários humanos, para se obter a segurança e a eficácia comprovadas.
Se as previsões mais aceleradas para fabricação e distribuição de vacinas contra a COVID-19 apontam meados de 2021, já há algumas pesquisas ainda mais avançadas. No Reino Unido, uma vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, e financiada pelo governo britânico, começou a ser testada em humanos. Se tudo der certo, ela poderá estar disponível em setembro desse ano.
Assista abaixo à reportagem exibida pelo Domingo Espetacular, na Record TV, nesse domingo último (03) e veja mais exemplos de países que estão na corrida avançada pela vacina contra o novo coronavírus, como a China e os Estados Unidos.
Mais de 1 milhão de curados
No dia 30 de março último, de acordo com levantamento da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, o número de curados da COVID-19 ultrapassou a marca de 1 milhão de pessoas – cerca de um terço da população mundial que foi infectada. No Brasil, já são quase 43 mil curados, segundo dados mais recentes do Ministério da Saúde.