Pesquisas mostram a falta de controle financeiro do brasileiro
Veja dicas para lidar melhor com os gastos e vencer problemas nesta área
A falta de controle financeiro pode ser considerada uma das principais características do brasileiro.
Saiba mais detalhes:
- De acordo com dados do Banco Central e da Febraban, 70% das pessoas gastam tudo ou mais do que ganham.
- Outra pesquisa, dessa vez da fintech Onze, diz que 74% da população brasileira considera o dinheiro como sua maior fonte de angústia.
- Assim, tudo isso mostra que a falta de educação financeira e a falta de equilíbrio no consumo atrapalham a maior parte da nação.
Como lidar:
Todos gostam de comer bem, morar bem e usufruir do dinheiro que recebem. Mas é preciso aprender a se planejar e fazer escolhas inteligentes para o seu dinheiro e, assim, usufrui-lo melhor.
J. Edington trata deste assunto no livro “50 tons para o Sucesso” e traz dicas para você evitar entrar nestas estatísticas.
Cartão de crédito
- Virou algo normal comprar parcelado, a ponto de algumas pessoas terem vários cartões de crédito e usarem até o limite de todos eles. Isso leva muita gente a endividamentos astronômicos. Para amenizar a situação, fazem as piores escolhas possíveis: pagam o mínimo do cartão, entrando no rotativo, usam o limite do cheque especial e depois fazem empréstimos para cobrir. Não caia nessa, ou você vai cavar um buraco com suas próprias mãos para se enterrar.
- Se você já caiu nessa, é possível sair. Primeiro, feche a torneira. Depois, conserte o vazamento. Anote todos os seus gastos, até o cafezinho que tomou na esquina. Faça isso por um mês, para entender onde está indo o seu dinheiro. Depois, faça cortes inteligentes (para que você precisa daquele cafezinho?).
- Livre-se do vício do parcelamento: junte o dinheiro pelos meses necessários e compre. Se não puder esperar e for necessário parcelar, parcele pelo menor prazo possível. E saiba que aquela parcela é um compromisso. Você tem que ter condições de saber exatamente quantas parcelas tem para pagar naquele mês e o valor de cada uma delas.
Pense antes de gastar
Gente de sucesso não gasta à toa. Se for comprar algo, refita se é mesmo importante para a sua felicidade e qualidade de vida. Junte dinheiro para comprar esse bem, sem fazer dívidas. Você será um E.T. para as pessoas ao seu redor, mas não ligue. O resultado no longo prazo falará por você.
Planeje-se
Pessoas e empresas gastam mais do que recebem sem terem feito um planejamento para evitar que os gastos excessivos as levem para o buraco.
Por isso, tenha planejamento financeiro, com objetivos e metas definidos.
Além disso:
Participe das palestras do Congresso para o Sucesso e receba mais ensinamentos para sua vida financeira. Elas acontecem às segundas- feiras, no Templo de Salomão. Os horários são 7h, 10h, 12h, 15h, 18h30 e 22h.
Ademais, você também pode ir à Universal mais próxima. Encontre o endereço aqui.