Polícia Militar de São Paulo entrega medalha Brigadeiro Tobias aos Bispos Edir Macedo e Renato Cardoso
A condecoração é um reconhecimento aos serviços prestados à Polícia Militar através da Capelania UFP que presta assistência espiritual, social e valorativa diariamente para policiais da PM
O Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel Cássio Araújo de Freitas, esteve no Templo de Salomão neste domingo (16) para entregar, pessoalmente, a mais alta honraria da Polícia Militar: a medalha Brigadeiro Tobias para os Bispos Edir Macedo e Renato Cardoso. A distinção é outorgada para autoridades militares e civis que contribuem com relevantes serviços para a Polícia Militar (PM).
Por meio da Capelania UFP, a Igreja Universal presta assistência social e valorativa há mais de 20 anos para policiais da PM. De domingo a domingo, voluntários do programa social proporcionam suporte mental e emocional, organizam momentos de reflexão e palestras para os profissionais brasileiros das Forças Armadas, Segurança Pública e Justiça. O programa também promove a condecoração Heróis da Segurança.
A entrega da medalha acontece, geralmente, em cerimônia anual, porém, na data marcada em 2024, os Bispos Edir Macedo e Renato Cardoso estavam em viagem missionária. Por esta razão, o Comandante-Geral decidiu estar no Templo de Salomão agora, em 2025, para conceder a honraria. Em dezembro de 2024, o Comando da PM entregou a medalha para o responsável da Capelania UFP, o Pastor Roni Negreiros. “São sete anos prestando assistência à Polícia Militar com uma equipe muito grande. Só em São Paulo, são 5 mil capelães voluntários. E a PM reconhece esse trabalho por meio de comandantes e oficiais, destacando o valor que tem a pregação do Evangelho e da Palavra de Deus para a saúde emocional deles. Sou muito grato por isso”, registrou o Pastor Roni.
Reconhecimento nacional e internacional
Em 2019, o Bispo Edir Macedo recebeu uma das maiores honrarias do Estado de Israel: a Medalha Jerusalém de Ouro, entregue pelo embaixador de Israel no Brasil, YossiShelley, e pelo Cônsul-Geral de Israel em São Paulo, Dori Goren. A outorga aconteceu no Salão Nobre do Templo de Salomão, em São Paulo, também com a presença do presidente da Record, Luiz Cláudio Costa (foto abaixo). A Medalha Jerusalém de Ouro é concedida por Israel àqueles cujos trabalhos promovem as relações daquele país com o seu e ajudam a construir uma sociedade melhor.
Em julho do ano passado, o Bispo Edir Macedo — representado pelo Bispo Renato Cardoso — recebeu uma homenagem da American Mission of UN PeacekeepingForces International Brazil (AUNIPI): a Medalha Ordem do Mérito dos Pacificadores (foto abaixo). O órgão está ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), tem status de missão e o objetivo de propagar e estimular o diálogo e a paz entre povos. A condecoração foi concedida ao fundador da Igreja Universal do Reino de Deus por ter cumprido “[…] missão a serviço da Paz e do Entendimento entre seres humanos”.
A Medalha Mérito dos Pacificadores é conferida àqueles que fizeram esforços extraordinários em favor da paz, como integrantes de missões das Nações Unidas, militares em missões pacificadoras no exterior e outros casos de obras com efeito significativo pela paz no mundo.
Veja mais imagens deste encontro na galeria de fotos abaixo: