Por acaso Deus é capaz de errar?
A capacidade de Salomão dependia de uma única atitude. Entenda
Em Reis – A Sucessão, Salomão (Guilherme Dellorto) finalmente assumiu a responsabilidade de um rei. No entanto, a postura e autoridade escondem o real estado interior de um jovem inexperiente e totalmente inseguro.
Salomão nunca enxergou capacidade em si mesmo, o que o leva a confessar constantemente: “Israel espera uma coisa que eu não posso dar”. Este pensamento de autocomiseração, por muito tempo, o fez acreditar que Deus havia errado em escolhê-lo para assumir o reino, sem se dar conta de que a sua capacidade depende unicamente da sua confiança e do seu temor para com o Altíssimo.
Assista à cena:
Entenda:
As Sagradas Escrituras deixam evidências claras da perfeição do Altíssimo assim como a Sua Vontade (Romanos 12.2). Somente Deus é irrepreensível, impecável e sem margens para erros, portanto, é possível concluir que Deus não falha em nenhuma de Suas Escolhas.
A insegurança de Salomão dava-se simplesmente pela falta de confiança na Palavra do Senhor, resultado da inexistência de seu relacionamento para com Ele, que o impedia de compreender que Deus não é homem para que minta (Números 23.19), assim, se Ele confiou o reino de Israel em suas mãos é porque enxergava a sua capacidade.
O que você precisa saber:
As qualidades e, também, debilidades de Salomão eram conhecidas por Ele, e isto não O impediu de vê-lo capaz para cumprir o Seu propósito. Porém, para que Salomão pudesse executar a Vontade do Altíssimo conforme o esperado, ele precisava se capacitar.
Tal capacidade não seria forjada em sua inteligência, força física ou influência, mas por meio do seu relacionamento com Deus, assim como o exemplo de seu pai Davi.
O que fazer:
Se você se encontra em meio a dúvidas e insegurança, entenda que Deus não vê a sua condição atual, mas no que, futuramente, você pode se tornar se estiver aliado a Ele. Por isso, deixe de focar apenas em suas limitações, busque a capacidade que Deus pode lhe proporcionar e verá a Sua grandeza em sua vida.
“Não olhe para a sua condição. Isso parece meio clichê, mas é a verdade! Deus não escolhe os capacitados; Deus capacita os escolhidos. E se você se considera fraco e pequeno, então, vá para o altar, porque é no altar que o fraco se torna forte”, aconselha o Bispo Adilson Silva.