Por que as pessoas tendem para o mal?
Confira esta mensagem do Bispo Renato Cardoso sobre o tema
Por que o sucesso dos outros lhe traz tristeza em vez de alegria? Porque você tende a acreditar mais em uma fofoca do que em uma verdade com respeito a uma pessoa? Por que você acha que os seres humanos são rápidos para julgar alguém sem nem mesmo ter todas as informações e sem ouvir todas as partes?
Durante a programação “Inteligência e fé“, do dia 9 de novembro, o Bispo Renato Cardoso meditou sobre esse tema. Conforme ele observou, a resposta para essas perguntas é que o mal está dentro de nós. É o que aponta Bíblia: “Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.” Salmos 51:5
“Este salmo, em que Davi se arrepende do seu pecado (o adultério), ele não só volta alguns meses na sua história (quando ocorreu o pecado), como também ele retorna ao ventre da mãe. Isso é para reconhecer que o pecado dele estava em seu sangue. Isso não é exclusivo de Davi, ele estava relatando um problema da humanidade”, explicou o Bispo.
O mal é uma tendência humana
É possível notar que os traços dessa natureza decaída da humanidade aparecem já na mais tenra idade de uma pessoa. Mesmo entre as crianças, que são inocentes, há desentendimentos por causa de um brinquedo ou de uma situação, por exemplo.
“Por que as pessoas são assim? É porque o mal está dentro delas. A inveja, a fofoca, a infelicidade amorosa, os maus olhos, o ‘tirar vantagem’ estão dentro delas. É como se elas estivessem olhando em um espelho, falando dos outros aquilo o que está dentro delas. Porque, uma pessoa que está bem resolvida sente prazer no sucesso da outra”, observou.
O Bispo também acrescentou que essa é a raiz da iniquidade, ou seja, o pecado intencionado. “Iniquidade é um pecado que você planeja, que você sustenta por muito tempo”, alertou.
Mude enquanto há tempo
Portanto, o Bispo ensinou que devemos compreender que o pecado corre nas veias da humanidade e, por isso, temos de estar conscientes dessa inclinação natural que todos temos para o mal. É possível combater isso com arrependimento, com temor a Deus e lutando contra a própria vontade.
Confira a mensagem na íntegra:
Assim, é importante que você participe dos encontros que ocorrem no Templo de Salomão e em toda Universal (consulte o endereço aqui) para que haja manutenção da sua fé.