Por que calçar as sandálias da humildade
Saiba o que você pode fazer para melhorar o relacionamento
Entra ano, sai ano e você sempre ouve por aí a mesma conversa sobre a importância do homem mudar suas atitudes, principalmente em relação à esposa, para estabelecer um relacionamento feliz, não é mesmo? O que muitos não sabem é que ter essa compreensão é cada vez mais necessário e eficaz para alcançar a felicidade conjugal. Para reforçar o que estamos dizendo vamos comentar algumas atitudes do homem que acabam atravancando a relação a dois.
Cabeça-dura
Muitas vezes o homem é cabeça-dura. Basta você escolher um tema qualquer e lá está ele com sua rigidez. Falta a ele um pouco de tato para lidar com certos assuntos e suas reações grosseiras geram conflitos em sua relação amorosa. Com essa inflexibilidade ele quer sempre impor o que pensa, pois não consegue se colocar no lugar da mulher para ver o mundo de outra forma e isso sempre causa problemas.
Omisso
Outro aspecto que prejudica a relação a dois é o silêncio do homem. Muitas vezes, quando tenta conversar com o marido, a mulher tem a sensação de que a vida é um eterno monólogo. É claro que o homem pode ser mais calado do que a mulher, mas isso não significa ser omisso. Ele tem que participar dos problemas do dia a dia que envolvem o casal e que exigem uma conversa sincera. Não adianta ficar calado e se fazer de surdo. Se não houver troca, a relação vai para o fundo do poço.
Círculo vicioso
O mais interessante nessa história toda é que o homem nem sempre age assim porque é mau. Na verdade, ele faz as coisas de uma determinada forma porque aprendeu assim. Talvez você nunca tenha despertado para isso, mas é chegada a hora de romper esse círculo vicioso. Faça uma autoavaliação, afinal você é plenamente capaz e suficientemente inteligente para perceber seus erros.
Diferente
Outra dica é tentar ser um homem mais agradável. O primeiro passo depois de se avaliar será mudar sua conduta. Se pergunte o que você pode fazer de modo diferente do que está fazendo hoje para modificar o que não vai bem no casamento: tratar sua esposa melhor? Ouvi-la com atenção e conversar mais com ela? Reservar um tempo e levá-la para fazer algo a dois? Ser mais criativo em suas resoluções em casa e no trabalho? Pensar antes de falar?
Respostas
As respostas vão aparecer. Caso você não chegue a nenhuma conclusão ou até ache que está fazendo tudo certo, talvez seja a hora de calçar as sandálias da humildade e ter uma conversa sincera com a sua esposa. Pergunte a ela que avaliação ela faz da sua conduta. Pode ser que ela se espante com a sua atitude, mas esse é o caminho da mudança que já começa a ser trilhado. Baseie suas ações na Palavra de Deus e lembre-se: isso só será positivo para o seu casamento se você tomar atitudes práticas e verdadeiras para mudar. Do contrário estará fadado ao fracasso.