Por que Davi tinha um coração segundo o de Deus
Nesses últimos episódios de “Reis – A Consequência”, ficou fácil entender. Confira
Como se não bastasse ter que abdicar do trono e sair fugido de Jerusalém para não ter que lutar contra o próprio filho, Davi ainda teve que suportar as humilhações de Simei, o pai de Ashira e ex-soldado do exército de Israel, expulso por ter traído Davi, ao se unir ao Rei Aquiz.
Situação:
Davi caminhava juntamente com o povo e seus valentes em direção ao vale do Jordão, quando foi surpreendido por Simei, que o insultava e lhe atirava pedras. Indignado com tamanha afronta ao rei, Abisai, um dos valentes de Davi, intenta matá-lo, mas é impedido por Davi.
A resignação de Davi:
“Se Deus mandou esse homem para me amaldiçoar, quem sou eu para dizer não?”, disse Davi, resignado.
Davi tinha plena consciência que tudo que estava acontecendo era com a permissão de Deus e que fazia parte das consequências do seu pecado. Portanto, não cabia a ele fazer algo a respeito. A única coisa que podia fazer era escolher como reagir.
Ele entendeu que tudo que ele podia fazer em relação ao seu pecado, ele já tinha feito: que foi reconhecer, confessar e se arrepender. Quanto às consequências dele, só lhe restava aceitar e se apegar ainda mais a Deus e confiar na Sua justiça.
Coração segundo o coração de Deus:
Vendo a reação de Davi diante de tudo que estava lhe sobrevindo: traições, injúrias, ódio, tragédias familiares, perseguições… fica fácil entender por que a Bíblia diz que ele tinha um coração segundo o coração de Deus.
“Isso se chama arrependimento verdadeiro. Sem justificativas, sem se defender, sem murmurar, sem resistir o preço que terá que pagar. Um coração segundo o de Deus”, observou Cristiane Cardoso.
Semelhança entre Davi e o Senhor Jesus:
Assistindo essa cena de Davi caminhando cabisbaixo, humilhado, se submetendo aos insultos e agressões de Simei, me fez lembrar do Senhor Jesus carregando aquela cruz pesada pelas ruas de Jerusalém e sendo insultado e agredido pelos soldados romanos e pelos judeus que desejavam a sua morte. Tanto um quanto o outro se quisessem, poderiam em um estalar de dedos pôr um fim a toda aquela humilhação. Mas eles escolheram se calar e deixar que o Deus Altíssimo os defendesse, se assim fosse da Sua vontade.
Exemplo de humildade e força:
“Diferentemente de Saul e de tantos outros que pecaram contra Deus e se revoltaram contra as consequências dos seus próprios pecados, Davi não só reconheceu o seu pecado como também aceitou as consequências dele, se apegando ainda mais a Deus. E Deus Se agradou, fazendo dele um verdadeiro exemplo de humildade e força”, observou a narradora.
Confira a cena:
Continue acompanhando “Reis – A Consequência” e aprenda com Davi como reagir às injustiças, perseguições e afrontas. A série é transmitida de segunda a sexta, a partir das 21 horas, na Record TV e Univer Vídeo.