Por que Deus desceu apenas até o topo do Monte Sinai?
Saiba o que isso tem a ver com a sua preparação para a Fogueira Santa
A aparição do Altíssimo no Monte Sinai, diante de todo o povo hebreu, foi algo impactante, como a Bíblia descreve: “E todo o Monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente.” Êxodo 19:18
Mas é interessante notar que Deus desceu apenas até o topo do Sinai. Em contrapartida, Moisés teve que fazer uma difícil escalada até chegar onde o Altíssimo estava.
Este fato nos faz refletir: por que Deus não desceu até o pé do Sinai ou em uma planície, por exemplo?
“Já que Deus desceu, Ele poderia ter descido na planície. Mas Ele desceu só até o topo do Monte Sinai para que Moisés fizesse a parte dele”, apontou o Bispo Renato Cardoso, durante a programação “Entrelinhas”, realizada no dia 17 de novembro.
Confira no vídeo abaixo um trecho da novela “Os Dez Mandamentos“, que ilustra a passagem bíblica em que Moisés subiu o Sinai:
Subindo o Monte Sinai
Do mesmo modo, essa tem sido a proposta da Fogueira Santa, que está ocorrendo em toda a Universal.
Por meio desse propósito especial, Deus desce sobre a vida da pessoa. Mas, para isso, ela precisa realizar a parte dela, que envolve um sacrifício.
“Deus não é um Deus de ‘história’. Ele é de ação, atitude. Mas Ele toma atitudes depois de ver as nossas atitudes”, analisou o Bispo Edir Macedo sobre o tema, na mesma programação.
Os exemplos de fé
Nos dias de hoje, nós temos a Palavra de Deus que é repleta de exemplos do que devemos fazer em nosso relacionamento com o Altíssimo.
Assim, a fé inteligente conduz a pessoa a compreender que se ela seguir os bons exemplos da Bíblia, então Deus Se manifestará do mesmo modo como naquela época.
Quando observamos a vida de Moisés, vemos que houve uma atitude por parte dele. Ou seja, ele subiu o Monte Sinai para chegar até Deus. Se a pessoa deseja que o Todo-Poderoso desça sobre a vida dela também, então, ela precisa subir no Altar.
Portanto, a fé não precisa “ver para crer”. Ela simplesmente obedece ao chamado de Deus sem duvidar, tal qual fez Moisés.
Preparação para a caminhada rumo ao Monte Sinai
Participe da jornada de fé rumo ao Sinai. Todas as noites, a partir das 23h30, Bispos e Pastores estarão direto do Templo de Salomão, em São Paulo, fazendo a oração de concordância.
Você poderá acompanhar pela Rede Aleluia, pelo Univer Vídeo, pelo Canal 21, pelo canal CNT, pelo Facebook ou pela TV Universal (por meio do aplicativo).