Por que Deus repreende os seus servos?

Acompanhe a Reunião dos Discípulos realizada no último sábado (20) e saiba a resposta

Imagem de capa - Por que Deus repreende os seus servos?

Neste sábado (20), na Reunião dos Discípulos, ao lado da esposa, Viviane Freitas, o Bispo Júlio Freitas deu continuidade ao estudo do livro “Eis-me aqui, Senhor”, do Bispo Edir Macedo.

O capítulo da vez foi: “Por que Deus repreende os seus servos? ”

Essa pergunta é respondida pelo Bispo Macedo na página 68 e 69 do livro.

Explicação do Bispo Júlio:
  • “Deus repreende os Seus servos justamente para que eles sejam aprovados. Porque se Deus não os repreender, o servo, que não é perfeito, vai continuar incidindo no mesmo erro e consequentemente será reprovado. E Deus, como mestre não quer que Seus discípulos sejam reprovados”, destacou.

O Bispo comentou ainda que aprendeu desde o início de sua caminhada na fé que quando a pessoa comete um erro e não é reprendido significa que ela já é considerada como um caso perdido, alguém que não quer aprender, não quer se corrigir.

  • Então, todas as vezes que você for repreendido isso não deve ser motivo de tristeza, ainda que não seja de prazer, mas não deve ser motivo de rejeição, pelo contrário, isso é sinal de que você está sendo acompanhado e está sendo corrigido porque Deus quer que você seja aprovado.

Correção de Deus x acusação do diabo:

Viviane observa que muitas vezes a pessoa confunde correção com acusação. “Na verdade, existe a correção de Deus e existe a acusação do diabo. Quando a pessoa erra muitas vezes, ela não quer ser disciplinada porque o diabo já trabalhou tantas vezes a condenando que ela acha que a disciplina é uma acusação, mas, na verdade a disciplina é justamente a proximidade.

  • “O diabo quando aponta os nossos erros, sem dúvida, é com o objetivo de acusar para nos inferiorizar e, consequentemente, nos afastar, seja da Obra, seja de Deus, ou de quem nos corrigiu”, acrescenta o Bispo Júlio.
O nascido de Deus:

Viviane esclarece que a pessoa que é nascida de Deus está pronta para aprender fazer o que é certo.

  • “Jesus disse que nos guiaria a toda a verdade. Ou seja, a gente não tem a verdade o tempo todo, e a disciplina é justamente isso. Ele vai nos guiar a essa verdade e vai também caracterizar quem estamos sendo. Porque a disciplina, obviamente, contraria o nosso orgulho. Porque você tem uma boa percepção a seu respeito, mas quando você é disciplinado você vê realmente quem é”, afirmou.
  • “O primeiro trabalho do Espírito Santo é justamente contrariar a nossa carne, porque Ele não quer que sigamos em um caminho que vai nos extraviar dEle e da Sua Obra”, acrescentou o Bispo Júlio.

Como Deus demonstra o Seu amor:

“Eu vos tenho amado, diz o Senhor. Mas vós dizeis: Em que nos tens amado?…” Malaquias 1:2

É na repreensão que Deus demonstra o Seu amor para conosco.  Pois o bom pai, a boa mãe, não dá ao filho o que ele quer, mas o que ele precisa. Na educação de um filho, por melhor que ele seja, além de motivação e carinho, ele precisa de disciplina, de repreensão, ele precisa ser contrariado. Do contrário, ele será mimado e fraco para o mundo e, consequentemente, derrotado.

  • Na igreja não é diferente. Deus não têm servos mimados, Ele tem soldados. Por ser o Senhor dos Exércitos, Ele nos vê como soldados. Ou seja, servos fortes, constantes e disciplinados. Um general não pergunta aos soldados se ele concorda, não dá nenhuma explicação, simplesmente dá a missão, a instrução, e aos soldados cabe cumpri-las.
  • Quando o servo aceita a repreensão, ele cresce espiritualmente, se fortalece. Mas quando resiste, se enfraquece e deixa de crescer.

Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do Senhor: Não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão. Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos. Porque o erro dos simples os matará, e o desvario dos insensatos os destruirá. Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal. Provérbios 1:29-33

Para assistir essa e outras reuniões na íntegra acesse o Univer vídeo.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Fotos: iStock