Por que Raabe, uma prostituta, chamou a atenção de Deus
Entenda o motivo pelo qual seu exemplo mostra o quanto Deus é misericordioso com as pessoas, não importa o passado delas
Nesta “Semana da queda das muralhas” — que teve início no dia 5 de setembro último e vai até o próximo domingo, dia 12 — , durante o Encontro com Deus, o Bispo Renato Cardoso explicou por qual motivo Deus procura homens e mulheres como Raabe.
Raabe era uma prostituta que morava dentro das muralhas de Jericó (a primeira cidade da Terra Prometida que Deus entregou aos filhos de Israel). “Se, hoje, muitas mulheres se encontram nessa vida por razões não de escolha própria, imagine nos dias de Raabe (…) Você deve imaginar, como costuma acontecer, que ela deve ter sofrido abuso e ter apanhado muitas vezes. Raabe era a personificação da pessoa sofrida, abusada, maltratada (…)”, contou o Bispo.
Mas, então, o que foi que ela fez, o que chamou atenção de Deus para ela?
Ao se aproximar da cidade, Josué enviou dois espias que foram até a casa de Raabe, não para a prostituição, mas para buscar informações. Ao saber disso, o rei de Jericó mandou entregar aqueles homens ou ela morreria.
“Todos em Jericó ouviram sobre o Deus de Israel. Porém, Raabe creu. Ela não foi somente ouvinte. Ela não ouviu e ficou desanimada e com medo como os demais. Raabe pensou ‘se este Deus tem feito tudo isso por este povo, e já entregou esta terra para eles, então, com certeza eles vão destruir a cidade. Então, eu quero conhecer este Deus, não quero ser destruída com as pessoas’. E esse foi o desejo dela”, comentou o Bispo.
Raabe creu
“Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Siom e a Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes. O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.” Josué 2: 10,11
“Quer dizer, ela não foi incrédula. Por isso que Raabe foi a primícia da Salvação na Terra Prometida. Ela foi a primeira estrangeira que creu no Deus de Israel e foi salva. Ela mostra para nós que se o povo de Jericó, como o de todas as nações que habitavam a Terra Prometida, tivessem tido a mesma atitude dela, e se rendido a Deus, nenhum deles teria perecido”, atestou o Bispo Renato.
“Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias.” Hebreus 11:31
Aos humildes, Deus dá a Salvação
Deus entregou ao povo de Israel a Terra Prometida. Mas, a terra já estava habitada. Jericó era uma de mais de 30 cidades e sete nações. Então, o povo de Jericó podia escolher se iam guerrear ou se render. Raabe escolheu entregar a vida dela para o Deus de Israel. E por isso foi salva.
Quando uma pessoa se encontra com Deus, ela se torna separada. Raabe deixou a prostituição depois que conheceu o Deus de Israel. Aos humildes, que são sinceros e que creem, a estes Deus favorece e dá a Salvação, o espírito dEle e honra, como honrou Raabe. Ao que reiterou o Bispo:
“Uma prostituta, que ninguém dava nada por ela, foi honrada por Deus por causa desta fé. Ela está nas páginas da Bíblia para mostrar o quanto Deus é misericordioso com as pessoas, não importa o passado delas ou o que tenham feito (…) O seu passado não impede a sua Salvação. O seu passado apenas te qualifica para a grande misericórdia e Salvação que Deus quer dar, mediante a sua fé, a sua crença. Deus é mais inclinado a salvar alguém como Raabe do que uma pessoa que se acha santa e pelo seu orgulho a arrogância não se curva diante de Deus”.
Assista a esta mensagem na íntegra e medite sobre ela para sua edificação espiritual:
A queda de todas as muralhas
Se você quer um milagre em sua vida, participe com todas as suas forças da “Semana da queda das muralhas”, em toda a Universal. No dia 12 de setembro (próximo domingo) será o dia do fim de qualquer obstáculo, problema, doença, dívida, conflito no relacionamento ou situação espiritual que você enfrenta, seja qual for o nome da sua muralha.