Por que você precisa assistir a Nefarious?

Disponível no Univer Vídeo, o filme mostra um caso de possessão demoníaca e faz revelações sombrias sobre a ação do mal

Imagem de capa - Por que você precisa assistir a Nefarious?

Quantas vezes você ouviu uma notícia e pensou: “isso não é normal”? Diariamente, os noticiários mostram situações cada vez mais chocantes, nas quais é possível perceber que o amor ao próximo está se esgotando, assim como o respeito, a compaixão e a sensibilidade. E, diante de tantos casos assustadores, muitos jogam a culpa em Deus, mas não chegam nem sequer a pensar nas artimanhas do diabo, que mantém sua influência neste mundo. Aliás, nem falam o seu nome, seja por medo, seja por incredulidade.

Porém, enquanto muitos dormem espiritualmente, acontece uma guerra entre o bem e o mal que afeta todos, direta ou indiretamente. O Criador deu o livre-arbítrio ao ser humano, permitindo que ele fizesse suas próprias escolhas. Já o diabo não espera ser escolhido por ninguém. Basta um pequeno aceno para que um indivíduo caia em suas garras. Quando uma pessoa desliza e cede aos apelos do mal, a liberdade proposta por Deus se transforma em uma verdadeira prisão e a mente dela passa a ser dominada pelo diabo.

Conhecer as armadilhas do diabo é fundamental para não cair nelas. Esse assunto é tratado de forma clara e surpreendente no filme Nefarious. O longa-metragem é o grande lançamento do Univer Vídeo no segundo semestre deste ano e, desde a estreia, no dia 9 de dezembro, já foi visto por milhares de pessoas no Brasil e em outros sete países (Portugal, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, África do Sul, Moçambique e Angola).

Por trás da guerra cultural
O filme foi inspirado no livro A Nefarious Plot, de Steave Deace, e ganhou as telas sob a direção de Chuck Konzelman e Cary Solomon, conhecidos por outras produções cristãs de grande repercussão, como Deus Não Está Morto e Você Acredita?. Eles, no entanto, saíram do senso comum e investiram em um filme cujo enredo principal gira em torno da possessão demoníaca. A produção pode ser considerada de terror, não por causa dos sustos ao longo da trama, mas pelas revelações sombrias que são feitas a respeito da ação dos demônios no mundo.

O longa conta a história de um psiquiatra que tem a responsabilidade de avaliar um assassino no corredor da morte. O homem preso, no entanto, se apresenta como um demônio. À primeira vista, o médico, que é ateu, não acredita na situação e tende a diagnosticar o preso com alguma insanidade mental, mas termina a conversa aterrorizado pela ação da entidade maligna. A maior parte das cenas acontece dentro de uma cela, com um diálogo intenso e racional sobre a atuação sutil do diabo nos dias de hoje.

Inclusive, em entrevista ao canal Fox News, o diretor Chuck Konzelman explicou que o filme ajuda a esclarecer o que está por trás do que as pessoas acreditam que seja uma guerra cultural. “Parte da mensagem do filme é que o que percebemos como uma guerra cultural que nos dedicamos a combater em vários níveis é, na verdade, uma guerra espiritual. Há uma escuridão espiritual dominando a civilização ocidental”, afirmou.

Vale destacar que os participantes da guerra cultural geralmente buscam influenciar a opinião pública e moldar as normas sociais de acordo com suas perspectivas. Isso pode ocorrer em várias áreas, incluindo política, religião, questões de gênero, etnia, sexualidade, educação e outros aspectos da vida.

Quem indica?
Quem já viu Nefarious garante que o filme é imperdível. “Ele retrata como nenhum outro que eu já vi anteriormente como o mal trabalha na mente humana, como o diabo trabalha no mundo hoje, de forma praticamente invisível. Nós, cristãos, sabemos que o diabo existe, mas, mesmo assim, muitos não têm discernimento para perceber aquilo que é do diabo e como ele está trabalhando às escondidas”, afirmou o Bispo Renato Cardoso no programa Inteligência e Fé. “Assista ao filme com atenção, porque ele vai trazer um entendimento que você não tinha a respeito da situação do nosso mundo”, completou.

A indiferença ao que é espiritual torna muitas pessoas reféns do mal. Por isso, entender suas artimanhas é uma das principais estratégias para combatê-lo de forma eficiente. “Nefarius retrata um assunto pouco falado em audiovisual e explica inúmeros crimes que sempre nos levam a questionar ‘como uma pessoa foi capaz disso?’”, revelou Cristiane Cardoso. Segundo ela, vale a pena assistir ao filme “porque nós precisamos ter ciência do mundo espiritual que nos rodeia a todo momento. Só assim vamos poder, como cristãos, viver a nossa fé nesse mundo hostil”.

Quem também recomenda o filme é o Bispo Celso Júnior, responsável pelo trabalho da Força Jovem Universal (FJU) no Brasil: “é muito importante que os jovens entendam que existe um mundo espiritual e que não é porque algo é comum, que acontece com muitas pessoas, que é algo normal. Assistindo ao filme e entendendo o que acontece no mundo espiritual, eles terão discernimento para saber o que vem do diabo e o que não vem”.

Onde Assistir
O filme Nefarious está disponível para os assinantes do Univer Vídeo. Baixe o aplicativo ou acesse univervideo.com/nefarious.

imagem do author
Colaborador

Cinthia Cardoso / Fotos: divulgação