Por que você se maltrata tanto?

Imagem de capa - Por que você se maltrata tanto?

Talvez você diga: “eu não trato mal a mim mesmo”, mas, quando você fala mal de si mesmo, da sua aparência ou se entretém com pensamentos ruins, você está se maltratando. Quando você se coloca para baixo e julga as pessoas mais felizes, mais bonitas, mais capazes e mais inteligentes do que você, você está se maltratando. Muitas pessoas têm, por exemplo, o hábito de dizer: “eu já perdi muitos anos da minha vida, estou velho e não vou conseguir mais nada”; outras se maltratam mergulhando nos vícios, há aquelas que comem demais ou aquilo que não presta e ainda as que se viciam em se sentir mal.

Talvez você esteja tratando seus pais, seu marido, sua esposa ou seus filhos mal, mas entenda que isso se voltará contra você. A própria Bíblia fala dos filhos que precisam honrar os pais como parte dos Dez Mandamentos. Então, tenha cuidado, porque você pode estar cometendo este erro e a sua vida está cheia de maldições por causa disso.

Desde que o ser humano nasce, ele aprende que a dor atrai atenção. Depois que o bebê sai do ventre, ele chora e aí vem alguém para acalentá-lo e colocá-lo no colo. Ou seja, o ser humano sabe que se ele demonstrar dor, ele estará chamando atenção para que alguém venha em seu socorro. Então, independentemente de você querer ou não, comunicar a dor que você sente faz com que alguém chegue até você e pergunte como você está e essa também é uma forma de se maltratar.

Talvez você se maltrate vivendo relacionamentos abusivos, aceitando estar com uma pessoa que o maltrata só para ter a atenção dela e, se você não mudar essa rota, você vai se encontrar com o seu fim. Como resolver isso? O primeiro passo é reconhecer que o problema existe e que o que você faz consigo mesmo é doentio. Em seguida, peça ajuda a Deus para curá-lo e trocar o seu coração, se for necessário. Deus promete pegar a velha criatura, traumatizada, complexada, quebrada e fazer tudo novo, mas com uma nova identidade. Portanto Ele vai trocar a sua mente para que você se ame como Ele o ama. Tudo depende de você. Abra a porta do seu coração, Ele te responderá e você sairá desse círculo de maltratar a si mesmo.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso / Foto: D-Keine/getty images