Por que a Bíblia nos manda olhar para Abraão e Sara?
Confira a mensagem do Bispo Renato Cardoso, durante a reunião do" Encontro com Deus" do último domingo (26) e descubra
Na reunião do Encontro com Deus do último domingo (26) no Templo de Salomão, o Bispo Renato Cardoso explicou o porquê de Deus ter escolhido Abraão e Sara como exemplos a serem seguidos.
O que a Bíblia fala a respeito:
Em Isaías 51:1,2 diz:
“Ouvi-me, vós os que seguis a justiça, os que buscais ao SENHOR. Olhai para a rocha de onde fostes cortados, e para a caverna do poço de onde fostes cavados. Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; porque, sendo ele só, o chamei, e o abençoei e o multipliquei.”
E em 1 Pedro 3:6:
“Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto. ”
No versículo acima vemos que Sara honrava a Abraão, obedecendo-o e chamando-lhe de senhor, no entanto, isso não quer dizer que as mulheres devem chamar aos seus maridos de senhor, mas demonstrar o respeito e a consideração que Sara tinha com Abraão.
Isso não quer dizer que Sara era anulada, quando ela queria uma coisa ela conseguia. Tanto que convenceu Abraão a dormir com a serva Agar, para que ela lhe desse um filho, pontua o Bispo.
Sobre imitar os bons exemplos:
Ele explica ainda que, na cultura da época, o pensamento de Sara era que se ela não podia dar filhos a Abraão não era justo que ele não tivesse descendência por causa dela, então, querendo honrar o marido, ela preferia se submeter a dor de vê-lo se deitar com outra do que privá-lo da alegria da paternidade.
- “Deus fala para que as mulheres imitem Sara no respeito, no trato, na obediência, na honra ao marido, mas não imitem na falta de fé, aprendam a confiar em Deus”, ressalta o Bispo.
Mas não pense que esse dever é só das mulheres. Logo depois Ele fala aos maridos:
Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações. 1 Pedro 3:7
- “Deus condiciona responder a oração do marido a ele honrar, entender e cuidar de bem da sua mulher. Porque se você não honrar, não cuidar, não entender, as suas orações são impedidas”.
Como ser escolhido por Deus:
Então, foi por causa dessa forma deles tratarem um ao outro que Deus fez de Abraão e Sara um exemplo de casal a ser seguido.
Além disso, Deus viu em Abraão um coração que buscava e amava a justiça, pois mesmo podendo ter outras mulheres, já que Sara não podia lhe dar filhos, ele preferiu se sacrificar para não impor essa dor à sua esposa. Esse caráter justo da parte de Abraão foi o que fez ele ser escolhido por Deus, esclareceu o Bispo. “Isso significa que Deus é atraído para a pessoa que tem fome e sede de justiça assim como a abelha é atraída pelo néctar da flor”, concluiu.
Autoavaliação:
Assim como no passado Deus encontrou Abraão e Sara, hoje Ele também procura pessoas que queiram fazer aliança com Ele e honrá-lO com a sua vida.
Sendo assim, avalie que tipo de pessoa você tem sido. Você tem honrado a sua mulher, o seu marido, seus pais? Você tem sido uma pessoa honrada no trabalho?. “Pois de nada adianta você vir a igreja e fazer rituais religiosos se lá fora você tem desonrado a Deus com a sua vida. Você está irritando a Deus dessa forma. Mas se dentro de você há um temor a Deus, um desejo de honrá-lO, mesmo que ninguém esteja vendo, Deus está próximo a você e está te preparando para fazer um pacto com Ele”, finaliza.
Mês da Honra:
O mês de junho, em toda a Universal (consulte o endereço aqui), será o “Mês da Honra” para aqueles que desejam ficar em segundo lugar diante de Deus, colocando-O em primeiro. O período marcará o início da segunda metade do ano.