PRB vai inaugurar primeira faculdade ligada a um partido político do Brasil
Objetivo é expandir educação política para melhorar o país
O Partido Republicano Brasileiro (PRB) acaba de se tornar a primeira entidade político-partidária com autorização para criar e administrar uma faculdade credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) na história da Educação brasileira.
O anúncio foi realizado no dia seis de novembro pelo presidente nacional do partido, o deputado federal eleito Marcos Pereira (SP). De acordo com o político, a meta é fazer com que a faculdade seja inaugurada já em 2019.
Embora a faculdade pertença ao PRB, sua administração será realizada pela Fundação Republicana Brasileira (FRB), braço do partido criado em 2007, com a missão de levar conhecimento político aos cidadãos brasileiros.
A faculdade foi batizada como “Republicana”. Seus primeiros cursos serão Ciências Políticas (graduação) e Gestão Pública, Direito Eleitoral e Política Contemporânea (pós-graduação).
“É a primeira fundação ligada a um partido político do Brasil que terá uma faculdade credenciada pelo MEC. Isso demonstra a seriedade com que tratamos não apenas a FRB, mas o partido como um todo”, afirmou Pereira.
A Faculdade Republicana será inaugurada em Brasília e já existem planos para que seja estendida ao país inteiro.
Educação para a mudança
O Brasil passa por uma grande crise política e econômica, o que faz com que a população desacredite das instituições nacionais. O estudo global Edelman Trust Barometer demonstrou que 62% dos brasileiros têm esse sentimento.
Ao mesmo tempo, o Brasil é o segundo pior país do mundo em termos de interesse pela política. Apenas 40% da população buscam aprender sobre política para, em primeiro lugar, votar com consciência. E, a partir daí, trazer mudanças para o país.
Visando mudar essa situação, levar conhecimento político aos cidadãos e ajudar na formação de novas lideranças sociais, A FRB atua há mais de dez anos oferecendo cursos que abordam assuntos como liderança feminina, política e idiomas.
“O trabalho que realizamos é em nome da educação política. Trabalhamos com ética, muito suor e amor à causa republicana”, afirmou o presidente da entidade Renato Junqueira em sua conta no Facebook.