“Precisamos olhar para Deus e ter uma fé inabalável”
Em entrevista exclusiva, a atriz Juliana Kelling fala de sua personagem na novela O Rico e Lázaro
Ainda que seja uma novela bíblica, O Rico e Lázaro tem abordado, ao longo da trama, assuntos variados, como problemas alimentares e sonambulismo (transtorno do sono em que a pessoa se levanta da cama para andar ou praticar alguma atividade enquanto dorme).
A atriz Juliana Kelling (foto ao lado), que interpreta sua segunda personagem em uma novela bíblica, vive Dalila, uma hebreia que é levada cativa à Babilônia e, ao chegar no palácio, começa a apresentar sonambulismo.
Juliana explica que o fato de Dalila ser levada cativa para a Babilônia mexeu com sua fé e, como consequência, ela começou a ter esse distúrbio. “Dalila ficou muito abalada em ter de viver na Babilônia. Ela era de fé, mas o ambiente a afetou. Isso é o que não podemos permitir. Muitas vezes os obstáculos vêm na vida para nos desestabilizar. Eu vejo a fé como algo sobrenatural. Deus é o Deus do impossível. Precisamos olhar para Deus e ter uma fé inabalável e Dalila aprende isso.”
O desafio
Juliana conta como recebeu o convite para fazer essa personagem, que ela julga desafiadora. “Eu estava terminando de gravar a novela A Terra Prometida quando veio o convite para interpretar a Dalila. Eu não estava esperando, foi uma surpresa maravilhosa e um desafio.”
A personagem
Para compor a personagem, que além de sonâmbula é fissurada pela profissão de costureira, Juliana leu muito sobre sonambulismo, conversou com quem já teve o transtorno e com psicólogos. “Eu queria compor uma mulher focada, determinada, uma pessoa que não colocasse a vida sentimental acima de tudo. Dalila quer ser a melhor serva. Acredito que tenho mostrado isso ao longo da novela.”
Uma das cenas
Por causa do sonambulismo, a personagem quase morreu. Em uma das cenas, Dalila, ainda dormindo, invade o quarto do rei Nabucodonosor (Heitor Martinez) e é acusada de atentar contra a vida do soberano. Ela vai a julgamento e tem Sadraque como defensor, um dos sábios do rei, papel vivido por Gustavo Rodrigues. Durante o julgamento, ele disse que Dalila não apresentava mais o transtorno, que havia sido curada depois que ele leu a oração do Salmo 121 (leia abaixo) para ela. Depois disso, Dalila é considerada inocente pelo rei.
Para a atriz, essa foi a cena mais difícil que fez na novela. “Eu fiquei durante seis horas chorando e vivendo a personagem, o que exigiu esforço mental e físico, mas foi maravilhoso.”
Casamento hebreu na Babilônia
Depois desse acontecimento na vida de Dalila, ela começa a ser bem-sucedida em todas áreas de sua vida, inclusive na amorosa. Em uma cena recente, o público pôde acompanhar o casamento dos sábios com as hebreias: Sadraque e Dalila, Mesaque (Sacha Bali) e Raquel (Paula Jubé), Abdenego (Nikolas Antunes) e Naomi (Karen Marinho); e do governador Daniel (Gabriel Gracindo) e Lia (Tammy Di Calafiori).
Graças à permissão do rei, todos tiveram a oportunidade de celebrar o ritual do casamento conforme os costumes hebraicos. Na cena, Zadoque (Paulo Figueiredo) explica como o casamento hebreu é realizado. O povo babilônico assiste e se emociona com a cerimônia, um evento que mostra a importância da união do homem e da mulher diante do Deus de Israel. Esse foi um momento que marcou a atriz, que ressalta: “amei casar na ficção. Ainda mais em uma novela bíblica. Não é todo dia que vemos ou participamos de um casamento hebreu. Foi uma experiência única.”
Crescimento
Juliana conta que tanto ela como sua personagem cresceram na trama. “Dalila chegou como cativa, foi se tornando uma serva e depois uma amiga. Ela casou com um sábio, a rainha começou a gostar dela, depois foi presa e julgada injustamente. Foi muito desafiador, mas levei uma mensagem de fé. Dalila foi um presente de Deus para mim. Por isso, sou grata à Record TV, à toda direção e sempre passo a mensagem que é preciso ter fé para alcançar o que às vezes pode parecer impossível.”
A novela O Rico e Lázaro é transmitida de segunda a sexta-feira, às 20h40, pela Record TV. Não perca.
A oração que libertou Dalila
O Salmo 121 foi a oração que Sadraque fez para a jovem Dalila se libertar do transtorno do sono:
“1 • Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?
2 • O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.
3 • Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda.
4 • É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel.
5 • O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.
6 • De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua.
7 • O Senhor te guardará de todo mal; guardará a tua alma.
8 • O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.”