Prepare-se para ser avaliado!

Inscrições para o Enem se encerram em 7 de junho. Conheça todo o cronograma da prova e de que forma ela pode ajudar você

Imagem de capa - Prepare-se para ser avaliado!

A vida acadêmica começa de maneira simples. Inicialmente, as crianças desenham, aprendem músicas e recebem os primeiros aprendizados sobre letras e números. Com o passar do tempo, as letras se tornam extensas redações; os números, complicadas equações; e as avaliações ganham uma perspectiva maior do que apenas atingir a nota para “passar de ano”.

Quem está no ensino médio, por sua vez, já tem uma bagagem dos ensinamentos obtidos nos anos de educação básica, mas também carrega o peso de decidir qual rumo seguir e do intenso ritmo de estudos para provas decisivas como vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Apesar de não ser uma prova obrigatória, o Enem traz benefícios consideráveis e, em 2023, mais de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram para fazê-la. Saiba mais sobre o Enem, que avalia o rendimento acadêmico, lendo os quadros ao lado.

Mais do que um incentivo
Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou que está prestes a concluí-lo pode prestar o Enem. Muitos jovens ficam ansiosos com essas avaliações, sentem-se pressionados pela escolha que devem fazer e não têm condições de arcar com os custos de aulas extras ou dos cursos preparatórios e, por isso, a Força Jovem Universal (FJU) os auxilia nessa etapa. “Hoje temos o Preparatório para o Enem e nele temos aulas que prestam esse apoio acadêmico aos jovens que têm interesse em realizar o Enem, bem como aos jovens que já realizaram a prova, mas querem alcançar uma nota melhor para ingressar em uma universidade. No dia da aplicação da prova, integrantes do projeto Força Jovem Universitários (FJUni) visitam as universidades para prestar apoio emocional aos estudantes que vão realizar a prova”, conta o Bispo Celso Junior, coordenador da FJU.

Esse auxílio prestado aos estudos para o Enem e toda a vida acadêmica é um incentivo adicional para que, independentemente da escolha, os jovens sigam aprendendo com equilíbrio, constância e de um modo que não confronte sua fé, seus princípios e valores. O Bispo completa dizendo que “em todos os campos da sociedade, vemos a oportunidade de alcançar e apoiar pessoas e no meio acadêmico não é diferente. Incentivamos o jovem a investir na vida acadêmica, inclusive temos uma parceria com a Universidade Anhanguera e, por meio dela, temos cursos diretamente pela plataforma Univer Ensino. O jovem que investe na vida acadêmica consegue aplicar o talento que descobre ao se envolver nas atividades do projeto futuramente na vida profissional”.

imagem do author
Colaborador

Lais Klaiber / Arte e Ilustração: Edi Edson