Por que é preciso se perdoar?

Bateseba acabou se tornando o motivo de seu próprio sofrimento. Entenda

Imagem de capa - Por que é preciso se perdoar?

Em Reis – O Pecado, Bateseba (Paloma Bernardi) sempre se culpou por desejar e seduzir Davi, e por cair em pecado. Se culpou pela morte de Urias e, também, pela morte de seu filho Lemuel.

É certo que as tragédias que fizeram parte de sua vida, infelizmente, foram consequências de um único sentimento alimentado por ela. No entanto, o que Bateseba se forçava a não enxergar era que Deus não a culpava e, tampouco, a condenava. Pelo contrário, o desejo do Altíssimo era que ela se arrependesse e se voltasse para Ele.

Bateseba errou? Sim! Mas abandonar o erro e fazer para si um novo futuro, dependia exclusivamente dela. E isso sua serva e amiga, Damaris (Louise Clós), fez questão de lhe aconselhar: “Se fizer diferente hoje, tudo será diferente amanhã”.

Assista à cena:

Uma pena que não tenha ouvido o conselho, e persistiu carregando a bagagem da culpa até anos mais tarde.

A autora da série, Cristiane Cardoso, revelou como Bateseba, agora interpretada por Anna Lima em A Consequência, passou a querer compensar o erro cometido em busca de se sentir digna do perdão das demais pessoas em sua volta, estendendo um sofrimento desnecessário para si.

  • “Todos ao redor veem na linguagem corporal de Bateseba uma mulher que ainda se sente culpada pelo que aconteceu no seu passado, e isso dá munição a alguns de tratá-la mal. Enquanto Davi tenta apaziguar os filhos e simplesmente lidar com as consequências do seu pecado, Bateseba tenta compensar por tudo, e isso não vai dar certo”, escreveu em sua rede social.

O que você precisa saber:

Ao cometer um erro e cairmos em si, é instantâneo o desejo pelo perdão – afinal, seja quem for, todos buscamos pela paz em nossa consciência.

Por isso, por meio de um simples ato de arrependimento sincero, Deus, sendo justo e fiel, logo nos concede o Seu perdão (Jeremias 31.34). Contudo, um dos maiores desafios enfrentamos por nós é perdoar a si próprio. Algo que, se não resolvido, torna-se um peso que nos impede de levantar e recomeçar, nos tornando em verdadeiros escravos do passado.

Aprenda a se perdoar:

Por mais que não se sinta digno(a) do perdão, o Senhor diz em Sua Palavra:

 “Eu, Eu mesmo, Sou o que apago as tuas transgressões por amor de Mim, e dos teus pecados não Me lembro.” (Isaías 43.25)

Com isso, reflita: se Deus que é perfeito nos concede o perdão, e de nossos erros e pecados não Se lembra mais, quem somos nós para não nos perdoarmos?

Entenda que o Altíssimo não lhe condena, mas lhe dá hoje – agora – a oportunidade de aceitar o Seu perdão. Para isso, faça uma oração sincera, confesse os seus erros e aceite o perdão de Deus. Perdoe e seja também perdoado.

“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai Celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas” (Mateus 6.14-15)

Reis – A Consequência:

Assista a 8ª temporada da série Reis de segunda a sexta, às 21h, na Record TV ou pelo Univer Vídeo.

 

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: Reprodução/Instagram (@godllywoodoficial)