Primeiro objeto que comprovou a existência histórica do rei Davi foi exposto em Oklahoma

Saiba mais a respeito da história do Antigo Testamento, na Bíblia

Imagem de capa - Primeiro objeto que comprovou a existência histórica do rei Davi foi exposto em Oklahoma

Nesta semana, um importante artefato arqueológico esteve em exposição no campus da Herbert W. Armstrong College, em Edmond, Oklahoma, nos Estados Unidos. Trata-se do fragmento Estela de Tel Dan, descoberto em 1993. O espaço foi organizado pelas instituições Armstrong International Cultural Foundation e a Israel Antiquities Authority.

Do que se trata:

O fragmento Estela de Tel Dan é datado do século 9 a.C. e foi a primeira prova material sobre a existência do rei Davi, apresentado pela Bíblia. O objeto foi feito pelo rei sírio Hazael, quando ele venceu o rei Jeorão, do Reino do Norte, e o rei Acazias, do Reino do Sul. E, no artefato, está escrito “rei da Casa de Davi”.

  • A Bíblia conta que Acazias se uniu com Jeorão contra Hazael. Na batalha, Jeorão chegou a ser ferido pelos flecheiros. Os detalhes podem ser encontrados no segundo livro bíblico de Reis, capítulo 8.
  • Segundo o curador da exposição, Brad Macdonald, a descoberta põe um fim à especulação de que Davi teria sido um rei fictício e traz credibilidade para a Bíblia diante dos céticos. As informações são do The Jerusalem Post.

A história dos reis bíblicos:

  • Como mostrou a superprodução “Reis“, ao longo das temporadas, o povo hebreu não tinha um rei como as demais nações vizinhas, porque Deus era o rei deles.
  • Entretanto, no tempo em que Samuel era juiz, o povo pediu um rei.
  • Então, o primeiro rei instituído foi Saul, mas ele acabou desagradando a Deus.
  • Assim, veio o rei Davi, que marcou os anos de ouro de Israel. Ele foi sucedido pelo filho, Salomão.
  • Contudo, Salomão errou contra Deus e, por isso, o reino foi quebrado em dois: o Reino do Norte (também conhecido como Reino de Israel) e o Reino do Sul (também conhecido como Reino de Judá).
  • Os reis do norte quebraram a aliança com Deus e o Reino do Sul, formado pela linhagem do rei Davi, ficou alternando entre reis bons e maus.
  • A consequência foi que Deus abandonou os dois povos. Há detalhes sobre isso nos livros bíblicos dos profetas. Assim, a Assíria devastou o Reino do Norte e a Babilônia levou o Reino do Sul para o cativeiro.

Séries “Reis” e “Neemias”:

  • Se você deseja saber mais a respeito desses períodos na Bíblia, confira a superprodução “Reis“, na plataforma Univer Vídeo. Saiba mais aqui.
  • E, igualmente, você encontra a série “Neemias“, que fala a respeito do retorno do Reino do Sul para Jerusalém. Confira mais detalhes.
imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Reprodução Armstrong International Cultural Foundation e IAA