Professora chama aluno de macaco em sala de aula

Caso aconteceu no Rio de Janeiro. Mãe do aluno denunciou o ocorrido

Imagem de capa - Professora chama aluno de macaco em sala de aula

Um estudante negro, de 14 anos, foi chamado de macaco por uma professora durante uma discussão em sala de aula. A ofensa ocorreu no Instituto de Educação Clélia Nanci, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

“O meu filho estava em sala com a turma. Antes de a professora chegar, ele e colegas juntaram mesas para jogar pingue-pongue. Os alunos dizem que ela chegou gritando com todos”, conta Ana Silva, mãe do jovem. “O meu filho perguntou por que ela estava gritando, então ela disse que ele não era ninguém para questioná-la e falou: ‘Antes de olhar para mim, olhe para o seu rabo, macaco’”, relata.

O momento da briga foi gravado e, após assistir ao vídeo, a mãe do garoto chamou a polícia. Ela registrou queixa por injúria racial. No mesmo dia, em uma reunião, mãe e professora estiveram frente a frente na sala da direção da escola. “Ela negou, mas quando viu o vídeo, teve que admitir. Pediu desculpas, disse que estava nervosa. Fazer isso com um adolescente não tem desculpa. Ela ainda disse que mataria o meu filho. Que professora é essa?” – desabafa a mãe do estudante.

Como Deus vê o preconceito

O Senhor Jesus nos orienta, em Sua Palavra, a amar o próximo como a nós mesmos. Já é uma prova de que Ele detesta o preconceito de qualquer tipo. É dever de todo cristão amar e respeitar a todas as pessoas, independentemente da cor, etnia, idade, ou qualquer outra situação.

O escritor e apresentador Renato Cardoso afirma que o preconceito é um dos maiores obstáculos ao progresso de uma pessoa e de uma sociedade. “O preconceito é um mal que apenas é vencido com o desenvolvimento da inteligência. Precisamos abrir a nossa mente e não pré-julgar as pessoas”, reflete.

Você já foi vítima de preconceito? Já foi preconceituoso e algo lhe fez mudar? Conte a sua história nos comentários.

imagem do author
Colaborador

Por Rafaella Rizzo / Foto: Reprodução