Profissionais da educação são homenageados no Templo de Salomão
Em comemoração ao Dia dos Professores, eles foram condecorados durante reuniões da Universal em todo o Brasil
No dia 17 de outubro, dois dias depois da data que comemora o Dia dos Professores, os profissionais da educação foram homenageados durante as reuniões da Universal em todo o Brasil. No Templo de Salomão, em São Paulo, o Bispo Renato Cardoso conduziu o encontro e chamou os educadores à frente do Altar para que assistissem a um vídeo de homenagem que expressava respeito e gratidão quanto à missão deles de ensinar. Os secretários da Educação do Estado e da cidade de São Paulo, respectivamente, Rossieli Soares da Silva e Fernando Padula Novaes, estiveram presentes.
Depois da exibição do vídeo, o Bispo destacou a importância dos professores na formação de profissionais de todas as áreas. “O professor é quem forma todas as outras profissões. Não há um profissional que não teve um professor.
Não vou me estender sobre a desvalorização e a necessidade de mais reconhecimento, mas não se esqueça, professor (a), que qualquer professor pode dar lição de casa, mas poucos são aqueles que dão lição para a vida e que impactam a vida do aluno para sempre. Eu guardo lições que aprendi com algumas professoras na minha infância e adolescência. São pessoas que ensinam e mudam a vida e o caráter da pessoa”, disse.
O Bispo enfatizou o poder do aprendizado e que Jesus é o melhor professor (Mateus 11.29). “O aprendizado é o que muda a vida da pessoa. O que fizemos aqui hoje? Ouvimos a Palavra de Deus para aprender. Quem aprende muda de vida e torna-se uma pessoa melhor.”
Entre os homenageados estava a professora e autora de livros infantis Vilma Farias, (foto abaixo) de 50 anos, que falou da reunião: “a sociedade passa por diversas mudanças. Para o professor, elas impactam diretamente o cotidiano escolar e muitas vezes desencadeiam o mal-estar do docente com tantas cobranças que o fazem viver no automático, esquecendo-se que ser professor é muito mais do que ensina. É permear o aluno com valores que ele levará para a vida toda.” Ela ainda acrescentou que as palavras do Bispo Renato a inspiraram: “com a homenagem vejo que nem tudo está perdido. Afinal, ensinar não é fácil, mas traz frutos doces”.
A arte de se reinventar
O secretário estadual de Educação, Rossielli Soares, destacou que a pandemia trouxe inúmeros desafios para a educação. Segundo ele, os professores tiveram de se reinventar para manter o ensino durante o período de isolamento social, pois o professor “nunca foi treinado, preparado ou formado para fazer a educação a distância”.
Entretanto, o secretário ressaltou que os educadores conseguiram manter o ensino: “apesar de todas as dificuldades, conseguimos fazer muitas coisas porque o professor tem sido um grande profissional. […] Estar aqui hoje para compartilhar dessa homenagem aos professores é muito importante”, afirmou.
O secretário de Educação da cidade de São Paulo, Fernando Padula, enfatizou que “a homenagem no Templo de Salomão é muito significativa”. Ele acrescentou que a bênção será importante para que os professores “possam acolher as crianças, os bebês e os adolescentes nas escolas e as famílias também”.
Depois da reunião, os secretários participaram de uma visita guiada ao Jardim Bíblico, na área externa do Templo de Salomão.
* Colaborou: Rafaela Dias