Programa Anjos da Madrugada proporciona Ceia Solidária para população de rua da região central de São Paulo
A ação contou com a participação de 200 voluntários que levaram auxílio físico, emocional e espiritual a cerca de 500 pessoas
O programa Anjos da Madrugada, mantido pela Igreja Universal, realizou nesta terça-feira (24), em todo Brasil, o evento Ceia Solidária que beneficiou cerca de 105,5 mil pessoas em situação de rua.
Quadro geral:
Em São Paulo, a iniciativa aconteceu embaixo do Viaduto do Glicério, na Avenida Prefeito Passos, 25, bairro da Liberdade, e alcançou cerca de 500 pessoas em situação de vulnerabilidade, entre elas, desabrigadas, refugiadas e aquelas em situação de rua.
O evento teve início ao meio-dia quando aproximadamente 200 voluntários prestaram, gratuitamente, diversos serviços nas áreas de saúde e estética, tais como: corte de cabelo, manicure, design de sobrancelha, aferição de pressão, teste de glicemia, serviços de enfermagem, banho, bem como, assistências jurídica, social e emocional.
Um novo rumo:
O Pastor Filipe Santos, responsável pelo trabalho, observa que este ano atingiu o maior número de pessoas em situação de rua e cada uma delas tem uma história, mas todas caminham para o mesmo fim: terminar os seus dias na rua.
- “A gente veio mostrar que existe um outro lado, que elas não precisam terminar os dias na rua, que podem, realmente, dar uma virada na vida delas nesse final de ano e mudar de direção”.
- “Toda assistência social vai ser feita, mas, sobretudo, vamos apontar um novo rumo, uma nova direção. A gente sabe que não dá para ajudar todo mundo, mas muita gente vai ser ajudada aqui hoje!”, enfatizou.
Corrente do bem:
O voluntário Mauri Ferreira de Lima, de 57 anos, esteve em situação de rua por dois anos por causa do vício nas drogas, mas, graças ao trabalho da Universal, ele conheceu a fé e hoje – com a vida transformada – pode ajudar outras pessoas que estão passando pela mesma situação que ele enfrentou um dia. “Estar fazendo isso aqui hoje faz mais bem para mim do que para eles…”, afirmou.
O deputado estadual Rui Alves, que também esteve prestigiando o evento, falou sobre a importância de iniciativas como essa para a sociedade.
- “Reunir pessoas com o propósito único de ajudar o próximo, a gente observa [nisso] um dos mandamentos mais importantes de Cristo. Quando a gente olha para tudo aquilo que acontece no cotidiano das pessoas, aqui no Glicério, e vem nesse momento e dá oportunidade para que elas possam tomar um banho, cortar o cabelo e participar de uma palavra de fé – que salva, que resgata, que cura -, isso é gratificante!”, declarou o deputado.
Auxílio espiritual:
Mas, tão importante quanto saciar a fome física é saciar a fome espiritual, por isso, às 18 horas, houve uma pausa para ministrar uma mensagem de fé e uma oração em favor de todos.
Mensagem de fé:
“Mais do que comida, do que roupa, panetone, mais do que kit de higiene pessoal: eu vim aqui te dizer que 2025 vai ser um novo rumo para sua vida. Hoje você está jantando aqui junto com a gente, em 2025 você estará em pé aqui do lado nos ajudando. Agora a pergunta é: quem cré nisso? Quem tem esse desejo? Então, Deus vai realizar na sua vida!”, determinou o Pastor Filipe.
“Clamei por socorro ao Senhor, meu Deus, e Ele me curou. O Senhor me tirou da sepultura. Eu já estava com um pé na cova, e o Senhor me devolveu a vida. ” Salmos 30:2,3
- “Tem gente que diz assim: ‘minha vida acabou, para mim não tem mais jeito, não’. Deus devolveu a vida para você hoje! O que você tem de fazer? A partir de hoje, se apegar com Deus. O vicio vai sempre bater na sua porta, as guerras vão sempre atrás de você, mas se você se apegar a Deus, Ele vai te dar uma nova vida”.
O voluntário Antonio Carlos é um exemplo disso. Por causa do vício no crack ele viveu nas ruas, inclusive, morou embaixo do viaduto do Glicério, o mesmo local onde o evento estava sendo realizado, mas, um dia, ele aceitou ajuda de um homem de Deus e há 7 anos está completamente livre das drogas e com a vida restaurada.
“Os vícios acabam com a pessoa, leva a pessoa para a sepultura, mas se ela quiser, Deus a tira de lá e a prova está aqui!”, destacou o Pastor.
Na sequência, foi servida a ceia, que contou com a distribuição de 500 marmitas, mil potes de sorvete para a sobremesa e 500 minirrefrigerantes. Também foram doados panetones, livros, 330 kits de banho, 200 kits de roupa, 100 cobertores e 500 kits de higiene pessoal.
Por fim, ele realizou a oração final fazendo um apelo para que todos entregassem sua alma para Deus e tomassem a decisão de buscá-Lo a partir de hoje.
Pelo Brasil:
A ação solidária aconteceu em mais de 1,2 mil cidades e contou com a ajuda de 32,6 mil voluntários espalhados por todo território nacional
Assista à reportagem exibida no Jornal da Record na noite desta terça-feira (24):
A ceia solidária é uma ação realizada todos os anos pelo programa social Anjos da Madrugada, da Igreja Universal. Uma iniciativa voltada às mais de 300 mil pessoas que vivem em situação de rua hoje no país
➡️ Assista ao #JornalDaRecord ao vivo: https://t.co/XbfSNkbNMC #JR24H pic.twitter.com/5ZXdu1FQFT
— Jornal da Record (@jornaldarecord) December 25, 2024
Confira a galeria de fotos: