Projeto Canta Calebe levou esperança e ânimo a milhares de idosos em todo o Brasil

O objetivo foi promover a interação por meio da música e teve a Palavra de Deus como foco

Imagem de capa - Projeto Canta Calebe levou esperança e ânimo a milhares  de idosos em todo o Brasil

Com algumas atividades presenciais retornando gradativamente, mas ainda com um número reduzido de pessoas, o grupo Calebe continua desenvolvendo ações on-line. Durante o mês de setembro, o grupo realizou um projeto nacional chamado Canta Calebe.

O principal objetivo foi promover a interação e a socialização por meio da música e teve a Palavra de Deus como foco. Semanalmente, as tarefas foram enviadas aos idosos, que as cumpriam em casa e depois as exibiam por meio de vídeo.

A calebe Célia Volpato, de 73 anos, moradora de Campinas, no interior de São Paulo, disse que participar dessa ação trouxe renovação para ela: “eu estava debilitada, sozinha em casa e ao participar do Canta Calebe me senti melhor. Foi muito lindo e estou muito feliz, pois cantei, dancei e ri. Me fez um bem maravilhoso e saí me sentindo outra pessoa.”

Encontros edificantes
Cerca de seis mil pessoas participaram do projeto, que teve atividades tanto on-line – com interações e desafios musicais a cada semana –como presenciais, respeitando todos os protocolos de higiene e proteção relativos à pandemia.

Alagoas, Maranhão, Rondônia, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraná e São Paulo, por exemplo, realizaram também apresentações de dança e canto, além de breves aulas de música e canções instrumentais.

A voluntária e professora do Coral Calebe Brás, em São Paulo, Amélia Fabricia Nunes Santos, de 37 anos, afirmou que esses projetos são muito importantes tanto para a saúde física e mental quanto espiritualmente para os idosos. “Ações como o Canta Calebe são muito importantes, porque, mesmo atrás de uma tela, eles podem estar próximos uns dos outros e no mesmo espírito de Fé. As aulas do coral levam a eles momentos de alegria, pois eles estão fazendo algo de que gostam. Nós ensinamos a cuidar da voz, com a prática de exercícios vocais, de postura e de saúde vocal. Além disso, por meio desses projetos, estamos ganhando almas. Os encontros são muito edificantes e uma forma de oferecermos auxílio espiritual.”

Ao participar das atividades, os idosos também exercitam o corpo e as funções cognitivas, o que auxilia na saúde e no bem-estar deles. A calebe Isabel Passos de Oliveira Santos, de 54 anos, moradora de Campinas, contou sua experiência: “temos que puxar as letras das canções da memória. Isso nos ajuda a estimular o nosso cognitivo. Outra coisa interessante é que, por exemplo, na atividade de mímica, além de pensar nos gestos, também precisamos ter coordenação motora.”

Esperança e ânimo
Cada Estado realizou a sua etapa final com vídeos dos grupos de todo o Brasil cantando a música Deixa Tudo, um convite para que todos conheçam a Palavra de Deus.

“O projeto Canta Calebe promoveu interação social e bem-estar aos idosos por meio da música. Levou também uma mensagem especial.

Os calebes demonstraram muita alegria ao relembrar músicas de quando iniciaram a caminhada da Fé e quando cantaram para os que estavam afastados e desanimados. Eles levaram esperança e ânimo a todos”, comentou o Bispo Antônio Santana, responsável pelo grupo no Brasil.

A calebe Dirce de Jesus Soares, de 71 anos, participou da etapa final do projeto Canta Calebe em Santos, cidade do litoral paulista, onde é membro do grupo há quase oito anos. “A música de encerramento foi um desafio para mim. Tive que decorar a letra, o que foi bom, pois estimulou minha memória. Gosto de desafios. Também gosto muito de cantar louvor ao nosso Deus e sou grata por fazer parte deste grupo abençoado”, concluiu.

Calebe Brasil
Quer saber como ser voluntário e participar do Calebe? Acompanhe as atividades do grupo por meio das redes sociais Instagram, YouTube e Facebook. O projeto ainda disponibiliza um número nacional – WhatsApp (11) 99571-9920 – para ajudar os idosos que estão aflitos e que precisem de orientação.

O Calebe presta assistência às pessoas da melhor idade com promoção de atividade física, cursos, passeios culturais e, principalmente, apoio espiritual e psicológico. Só em 2019, o grupo alcançou mais de 2,2 milhões de pessoas em todo o mundo. Durante a pandemia, o Calebe tem realizado atividades on-line e também levado ajuda e acolhimento presencial aos idosos em casa.

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas